Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 3,1-10.19-20)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.

6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, e foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”.

Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 39)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. É feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”.

— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Evangelho (Mc 1,29-39)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=nWrDfNxnC1Q

Jesus expulsa a força do mal que age em nós

Jesus expulsa a força do mal da nossa vida, exorciza e manda ela para longe de nós

“A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era” (Marcos 1,33-34).

Contemplando a ação do Mestre Jesus, estamos vendo que Ele vai ao encontro das nossas dores, das nossas enfermidades, dos nossos sofrimentos. Ele traz a cura, o alívio, o conforto e expulsa a causa das nossas doenças, das nossas enfermidades e do mal no mundo.

O mal se espalhou e tomou conta do mundo; ele está presente em nossas casas, em nossa vida, em nossa sociedade, nos meios de comunicação. O mal está espalhando-se cada vez mais.

Jesus expulsa o mal, porque sabe que ele nos arruína. O maligno, quando age no meio de nós, espalha as suas maldades de diversas maneiras. Quando uma pessoa está doente, não quer dizer que o poder do mal esteja sobre ela; fisicamente e psicologicamente falando, ela se sente mal.

É possível estarmos enfermos, mas estarmos bem e, muitas vezes, é possível estarmos com a nossa saúde maravilhosa, e mesmo assim, não estarmos bem.

Estar bem é estar com o espírito em paz, com o espírito em Cristo. O maligno quer deixar o nosso espírito perturbado, agitado; quer nos deixar confusos, divididos; e ficamos mal quando estamos confusos, divididos e agitados.

Esse é o mal que nós precisamos combater! Jesus expulsa a força do mal da nossa vida, exorciza e manda ela para longe de nós, e não permite que as forças do mal, que os demônios falem. Quando os demônios falam, tomam o comando da nossa vida, colocam confusão na nossa mente, colocam acusação dentro de nós. O mal está soltando, vociferando acusação contra o outro, falando mal do outro, está expelindo a força do mal em nós.

A boca fala daquilo que o coração está cheio, e se o coração está cheio do bem, o bem vai sair de nós; porém, se o coração foi tomado pelas forças do mal, o mal vai sair de nós. O mal que sai de nós deixa as pessoas ruins.

Muitas pessoas ficam más, com o mal que há em nós, muitas vezes, vociferamos. Sendo assim, permitamos que Jesus expulse toda a força do mal que age em nós, em nossa vida, para que sejamos o bem mesmo enfermos, mesmo passando por tribulações e dificuldades. Estaremos bem se estivermos na graça de Deus, dominados pelo Espírito de Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.