Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 2,4b-9.15-17)

Leitura do Livro do Gênesis.

4bNo dia em que o Senhor fez a terra e o céu, 5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra, e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem existia homem para cultivar o solo. 6Mas uma fonte brotava da terra, e lhe regava toda a superfície.

7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar. 16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim, 17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 103)

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

— Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.

— Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

Evangelho (Mc 7,14-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É essencial cuidarmos do nosso coração

 “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios” (Marcos 7,20-21).

O quanto é importante nos voltarmos para dentro do nosso coração; nos cuidarmos; porque a hipocrisia nos leva a cuidar somente da carcaça, do que é externo. Nós, muitas vezes, vivemos em função do que os outros acham e como os outros nos olham.

Vivemos na sociedade das aparências, onde importa o que é aparente e, por isso, sempre buscamos viver de aparências. Cuidado! Já deu para ver ao longo da vida que as aparências se tornam muitas vezes enganosas.

O homem vê as aparências, mas Deus é Aquele quem vê o coração. O homem e a mulher de Deus saem do mundo ilusório das aparências para viver e cuidar do seu coração.

Vivemos cuidando das aparências, mas não vivemos cuidando do essencial, que é cuidar do coração

Os salões estão cheios… E que bom que tem profissionais trabalhando e cuidando da nossa beleza! Cuide mesmo do corpo. As academias estão cheias, tantas pessoas correndo para cuidar bem com o corpo. Mas cuidado quando você cuida somente do que é exterior, cuidado quando você cuida somente daquilo que está para fora. Cuidado quando você só está preocupado em fazer selfie para mostrar a imagem bonitinha, o rosto lindinho, ainda mais que existem recursos para apagar até as rugas; ninguém pode ver minhas rugas, ninguém pode ver que meu cabelo está branco, ninguém pode ver que minha roupa não está bem passada, porque nós também nos deixamos levar pela sociedade das aparências.

Que beleza que você esteja aparentemente sempre bem! Mas, mais do que aparentemente, mais do que as aparências estarem bem, você estará verdadeiramente bem, se o seu coração estiver bem.

Cuidemos com muita aplicação e determinação daquilo que sai de dentro de nós. Não é isso ou aquilo que deixo de comer que vai me fazer um homem melhor ou pior, e sim o que sai de dentro de mim, porque a boca diz o que o coração alimenta, o que o coração tem, e nós vemos quanta coisa dura e cruel, quantas palavras perniciosas, maldosas, quantas palavras violentas saem de dentro de nós porque não cuidamos do que está dentro. Quantos sentimentos estão guardados no fundo da nossa alma, quantas más intenções e maus desejos estão aniquilados no nosso interior.

É preciso, todos os dias, passar pelo processo de purificação e renovação do coração, não se acostumar e não permitir que as impurezas sejam guardadas em nós porque elas saem com violência e provocam muito estragados.

Deus não nos quer estragados, não nos quer estragando nossa casa, nossa família, o mundo, a sociedade, as relações e as amizades que temos. Não cuidamos com a delicadeza necessária do interior, vivemos cuidando das aparências, mas não vivemos cuidando do essencial que é cuidar do coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios