Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2 Cor 3,4-11)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 4é por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. 6Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? 9Pois, se o ministério, da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério a serviço da justificação. 10Realmente em comparação com uma glória tão eminente, já não se pode chamar glória o que então tinha sido glorioso. 11Pois se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 98)

— Santo é o Senhor nosso Deus!

Santo é o Senhor nosso Deus!

— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!

— Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.

— Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.

— Respondíeis a eles, Senhor nosso Deus, porque éreis um Deus paciente com eles, mas sabíeis punir seu pecado.

— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: 17”Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ensinemos nosso próximo a praticar as Leis de Deus

Ensinemos nosso próximo a praticar as Leis de Deus. Não podemos abrir mão de nenhum dos ensinamentos de Jesus nem de ensinar os outros a cumpri-los.

“Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição” (Mateus 5, 17).

É um tremendo engano achar que Jesus veio para mudar e abolir as leis ou simplesmente desmerecer aquilo que fizeram os profetas ou aqueles que nos ensinaram a viver a Lei Divina. Jesus não veio para desprezar o que foi feito pelos profetas; Ele veio para levar à perfeição e à plenitude o caminho que havia sido iniciado lá atrás.

É um engano alguém dizer: “Não se preocupe com os mandamentos [de Deus]! É importante somente amar. Quando amamos já fazemos tudo!” É verdade que o amor é a plenitude da Lei Divina, mas, ao mesmo tempo, ele nos ajuda a cumprir os preceitos da Lei de Deus e a colocarmos em prática os mandamentos da Lei Divina.

Nós não podemos cair no engano de desprezar as Leis de Deus e simplesmente dizer: “Eu amo bastante! Dou o melhor de mim para o meu próximo!”. Não podemos abrir mão de nenhum dos ensinamentos de Jesus nem deixar de ensinar os outros a cumpri-los ou ensiná-los a fazê-los de forma errada.

Jesus nos ensina com as Leis e os Mandamentos de Deus que não basta ensinar teorias para as pessoas, é preciso que a vida as ensine, é preciso encarnar os mandamentos e vivê-los; assim os outros olharão para nós e dirão: “É assim que se vive!”.

A autoridade moral de Jesus constrangia alguns, causava discórdia no coração de outros, mas atraía a todos, porque a verdade atrai, mas esta também causa repulsão em quem não quer viver de acordo com ela.

Quem tem pureza de coração, quem tem retidão, quem tem sinceridade consigo mesmo reconhece e se sente totalmente atraído pela beleza de quem vive de acordo com a graça de Deus! Por isso não é importante conhecer as leis somente pelas letras, é importante conhecer o espírito da lei!

Muitas vezes, nós nos preocupamos em viver apenas os preceitos, as minuciosidades e nos esquecemos de que o mais minucioso é cuidar e dar atenção, ou melhor dizendo: o mais importante é viver aquilo que é o espírito da Lei de Deus. A letra escraviza e mata; ao passo que o Espírito dá a vida, a plenitude e sentido ao que fazemos e vivemos!

Que o Senhor nos ensine a viver e a ensinar aos outros Suas Leis e Seus Mandamentos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.