Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 46,1-7.28-30)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 1Israel partiu com tudo o que tinha. Ao chegar a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai, Isaac. 2Deus falou a Israel em visão noturna, dizendo-lhe: “Jacó! Jacó!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 3E Deus lhe falou: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não tenhas medo de descer ao Egito, pois lá farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Egito e te reconduzirei de lá quando voltares; e é José que te fechará os olhos”.

5Jacó levantou-se e deixou Bersabeia, e seus filhos o puseram, com as crianças e as mulheres, sobre os carros que o Faraó enviara para os transportar. 6Levaram, também, tudo o que possuíam na terra de Canaã; e foram para o Egito, Jacó com toda a sua família, 7com seus filhos e netos, suas filhas e toda a sua descendência.

28Jacó enviou Judá na frente para avisar José e fazê-lo vir ao seu encontro em Gessen. E chegaram à terra de Gessen. 29José mandou atrelar seu carro e subiu a Gessen ao encontro do pai. Logo que o viu, lançou-se ao seu pescoço e, abraçado a ele, chorou longamente. 30Israel disse a José: “Agora, morrerei contente, porque vi a tua face e te deixo com vida”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 36)

— A salvação vem de Deus!

— A salvação vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança.
Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho (Mt 10,16-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Espírito nos conduz a testemunhar o amor de Deus

O Espírito nos conduz a testemunhar o amor de Deus. Não precisamos brigar nem condenar ninguém. O que precisamos é testemunhar o nosso amor para com Deus e a nossa convicção evangélica!

“Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós” (Mateus 10, 20).

A Palavra de Deus hoje, como nosso sustento e nosso alimento, nos ensina a lidar com as contradições, as contrariedades e as perseguições pelas quais passaremos por causa do Reino de Deus. Testemunhar Jesus diante dos homens, diante do mundo e das situações em que vivemos não é uma tarefa simples nem fácil. Isso porque, muitas vezes, nos sentimos sozinhos e abandonados e parece que a Palavra de Deus não tem sentido no mundo em que estamos, porque ninguém quer saber dela.

Contudo, o nosso conforto nos vem do alto! A primeira coisa que precisamos ter em mente é que não estamos sozinhos: Deus está conosco, o Seu Espírito está em nós. Deus guia, protege, ilumina e direciona aqueles que são d’Ele, para que sejam sal, fermento, luz e testemunhas do Seu amor até mesmo diante dos tribunais humanos.

Nós não precisamos nos preocupar com o fato de ter de ir para os tribunais dos governos e assim por diante, porque já existem muitos tribunais no meio dos homens nos quais somos julgados, condenados e não aceitos muitas vezes. Mas o mais importante é permanecermos firmes e fiéis às nossas convicções.

Não precisamos brigar nem condenar ninguém! O que precisamos é testemunhar o nosso amor para com Deus e a nossa convicção evangélica! E se haverão de nos perseguir, nos julgar e até nos condenar, não deveremos nos preocupar nem com o que vamos falar, porque o Espírito do Pai virá a nós, está em nós e também falará por nosso intermédio, como ensina a Palavra.

Pedro foi aos tribunais, foi julgado; os apóstolos foram açoitados. Enfim, viver o Evangelho, em todos os tempos, significa levar até as últimas consequências o amor a Jesus Cristo!

Não temer, não ter receio e não se intimidar com nada disso é ter a convicção e a certeza de que Deus está conosco, de que Seu Espírito está em nós, de que Seu Espírito nos conduz e nos leva a testemunharmos ao mundo que o amor d’Ele é maior!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.