Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 8,4-7.11-13)

Leitura da Profecia de Oséias.

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.

5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um Deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.

11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 113)

— Confia Israel no Senhor.

— Confia Israel no Senhor.

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

— Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, e não podem ouvir.

— Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.

— Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho (Mt 9,32-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Sejamos comunicadores da graça do Reino de Deus

Precisamos ser tocados, curados e iluminados por Jesus, para que Ele faça de nós um instrumento de Sua graça

“Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade” (Mateus 9,35).

O Evangelho de hoje começa nos apresentando um homem mudo que estava possuído pelo demônio. O demônio foi expulso do homem, e este começou a falar.

Há demônios que estão em nossa vida e nos levam a falar demais, a falar o que não devemos e o que não podemos. Há demônios que estão dentro de nós, repelindo-nos a falar da vida dos outros, a falar palavrões e coisas feias. Há demônios que estão nos repelindo a fazer o mal, que estão em nós, tirando-nos tudo e não nos deixando falar nada.

Alguns demônios não nos permitem comunicar; aliás, o demônio é aquele que interrompe qualquer boa comunicação para semear uma má, seja falando mais do que deveria ou o que não deveria falar, ou daquilo que deveria falar, mas não fala.

Jesus comunicava o Reino de Deus. E quando este é comunicado com graça, os demônios não agem, são expulsos. Precisamos ouvir Jesus, precisamos ser tocados, curados e iluminados por Ele, para que faça de nós instrumentos da graça.

Que não saia de nós palavras que destruam, que levam o mal para o coração das pessoas. Da nossa boca precisa sair o bem, aquilo que edifica, salva e faz nova todas as coisas. Onde Jesus chegava, a novidade do Reino acontecia, porque Ele anunciava o Evangelho no poder e na autoridade do Espírito, e expulsava os espíritos malignos.

Precisamos da presença de Deus onde estivermos, precisamos ser a presença d’Ele naquilo que falamos e expressamos, muitas vezes, pelo silêncio, ou falando o que é necessário e o que edifica.

Assim que o Espírito de Deus age em nós tornamo-nos verdadeiros comunicadores da graça do Reino dos Céus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.