Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 9,6-10)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.

8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”.

10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 111)

— Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

— Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho (Jo 12,24-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O apego à vida nos afasta da eternidade junto de Deus

Para garantir vida plena aqui e a vida eterna junto de Deus, devemos amar o Senhor acima de todas as coisas e não nos apegar a nada!

“Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna” (João 12, 25).

Quem de nós não quer ganhar a vida!? Quem de nós não quer encontrar um sentido para a própria vida? Quem de nós não quer que a vida seja cada vez mais viva, vivida, valorizada e plenificada?

Jesus nos ensina como devemos fazer para ganhar a vida, e a primeira coisa [ensinada por Ele] é não nos apegarmos à vida. Por isso gostaria de dizer a você o quanto precisamos aprender a ser desapegados, porque o apego à vida é um apego à materialidade da vida, é apego às coisas materiais da vida e aos sentimentos meramente humanos que nós tanto alimentamos, nutrimos e conservamos nesta vida.

O que é a vida do homem senão trabalhar e labutar para ganhar e ter do que se gloriar do que tem e ganha? Contudo, basta um sopro e a nossa vida se esvai e não levamos nada. Ao passo que – quem cultiva valores, sentimentos puros, a nobreza do espírito e vive o amor, quem sabe renunciar e perder do que tem para fazer o bem ao próximo e quem coloca o amor de Deus acima de qualquer amor humano – não tem ódio na vida nem acredita que a vida vale menos. Pelo contrário, a vida passa a valer mais e não há aquele sentimento de que tudo acaba com a morte e de que tudo perece.

Tudo o que semeamos é para a eternidade! Quem semeia a bondade, a espiritualidade e o amor, há de colher muito em amor, em bondade e um espírito cheio da graça de Deus! Por isso, no Reino de Deus, perder é ganhar e ganhar, humanamente falando, é perder, cada vez mais, a vida. Se quisermos garantir vida plena aqui e a vida eterna junto de Deus deveremos não nos apegar a nada.

O amor e o apego não se combinam. Eu posso amar uma pessoa, posso amar as coisas que tenho, cuidar delas e conservá-las, mas é sempre bom lembrar que elas se vão; tudo vai, até as pessoas. Se soubermos amá-las elas nunca vão sair do nosso coração, mas se nos apegarmos [às coisas e pessoas] isso pode se tornar algo doentio, pegajoso e perigoso. Por isso, ame, pois quem ama semeia para a eternidade!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.