Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura(2Cor 9,6-10)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.

8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”.

10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 111)

— Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

— Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho (Jo 12,24-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Aprendamos a desapegar das coisas e pessoas

Aprendamos a desapegar, dia após dia, das coisas e das pessoas; desse modo, a nossa vida terá mais qualidade e será mais gostosa

“Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna” (João 12,25). 

Deus está nos mostrando como devemos cuidar de nossa vida. Exemplo disso é o mártir que celebramos hoje: São Lourenço diácono. Ele consumiu toda a sua vida por causa de Jesus e de Seu Evangelho, teve uma vida totalmente entregue à causa do Reino dos Céus. Por causa dessa vida, morreu consumindo-se por causa do Evangelho.

Somos pessoas que se apegam demais às coisas desta vida! Desde criança, começamos a nos apegar a um presente que ganhamos, a uma coisa que nos dão; pegamos aquela coisa e não queremos soltar mais. À medida que vamos crescendo, vamos nos tornando mais apegados ainda. Apegamo-nos às pessoas, afeiçoamo-nos a elas.

Afeiçoarmo-nos é muito bom, o problema é o apego excessivo e doentio: “Eu não vivo mais sem você!” . Por mais que a pessoa seja importante na nossa vida, é preciso nos acostumarmos ao fato de vivemos com as pessoas até determinado tempo; depois, cada uma vai seguir seu rumo, seu caminho.

Muitos podem questionar: “O Senhor quer desfazer as famílias?”. Muito pelo contrário! Se uma moça vai se casar, a Palavra já diz: “Tem de deixar seu pai e sua mãe para formar sua família”. Mas, muitas vezes, o casamento daquela pessoa não acontece, porque ela não deixa, nem a família permite que ela corte o cordão umbilical.

Quando falamos em ‘deixar’ ou ‘desapegar’, no sentido bíblico da própria palavra, não significa que não tenhamos mais de ligar para o pai e para a mãe, mas damos saltos de qualidade na vida quando desapegamos.

Muitas vezes, apegamo-nos às “coisinhas bobas” e vamos juntando, acumulando coisas. Entramos em nosso quarto e vemos coisas que não servem para nada, não têm mais utilidade ou poderia ter muito mais utilidade para outras pessoas. Somos pessoas apegamos e presas demais!

Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.

Meu filho, ninguém coloca tenda aqui nesta terra, ninguém faz morada eterna aqui! Aprendamos a desapegar, dia após dia, das coisas e das pessoas deste modo, pois assim a nossa vida terá mais qualidade e será mais gostosa. Poderemos ir mais longe, poderemos progredir muito mais, ter conquistas maiores, sobretudo conquistarmos o Reino dos Céus, o coração de Deus, porque não nos apegamos às coisas deste mundo por melhores que elas sejam.

Não podemos ser apegados a nada, precisamos ser livres, porque o grão de trigo só vai produzir frutos se morrer. Temos de morrer para aquilo que, de repente, é até bom para nós, pois coisas novas vão nascer em nosso coração!

Desapego só nos faz bem, ajuda-nos a crescer como filhos e filhas de Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rog

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.