Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sb 2,23–3,9)

Leitura do Livro da Sabedoria.

2,23Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza; 24foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que a ele pertencem. 3,1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; 8vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.

— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

Evangelho (Lc 17,7-10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Que saibamos servir a Deus sem esperar retribuição

Podemos não ter nada, mas não vamos esperar de Deus uma retribuição, porque a única retribuição que agradecemos de coração, embora não a mereçamos, é a graça de sermos filhos d’Ele

“Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer” (Lucas 17, 10).

Há uma mentalidade mercantilista que, muitas vezes, norteia as ações humanas e está presente até mesmo na forma como nos relacionamos com Deus.

Nós queremos ser recompensados, queremos que o Senhor nos dê uma retribuição, porque trabalhamos para Ele, porque servimos a Ele, porque fomos à igreja e porque buscamos ser bons e generosos.

A bondade já é uma recompensa; ser bom, estar em Deus, já é uma graça sublime! O que não podemos é fazer as coisas com a expectativa de recebermos algo em troca. Algumas pessoas querem fazer comércio com Deus: ‘Eu faço isso, se Deus me der aquilo! Eu vou me comprometer, porque Deus vai me dar isso!’.

Deus já nos dá, já é sublime em Sua generosidade para conosco. Foi Ele quem nos deu a vida, é Ele quem nos permite viver a cada dia. Se somos movidos pela humildade, Deus nos dá a graça mais sublime de saborearmos a Sua presença em cada coisa, em cada situação em que vivemos. Pode ser na dor, no sofrimento, nas tribulações, nas dificuldades e nas coisas que não dão certo.

Nós não podemos ter a mentalidade, o pensamento de achar que seremos livres disso e daquilo, que não teremos doença, não experimentaremos dificuldades, porque servimos a Deus. Às vezes, alguém passa o tempo inteiro servindo a Ele, mas, quando vem um momento difícil, quando passa por alguma tribulação e dificuldade, volta-se para Deus e diz: “Senhor, eu Lhe servi a vida inteira, sempre estive à Sua disposição, eu sempre fui fiel a Ti. E é isso que recebo como recompensa? É isso que o Senhor me dá?”.

Falam como se Deus nos mandasse um castigo, uma provação, uma privação; como se Ele estivesse nos tirando tudo. Ainda que o Senhor nos permita passar por qualquer tribulação nesta vida, é uma oportunidade para dizermos a nós mesmos que não servimos a Deus por aquilo que Ele nos dá.

Servimos ao Senhor por aquilo que Ele é: sempre bom, sempre Pai e sempre graça! Podemos não ter nada, entretanto, não vamos esperar de Deus retribuição, porque a única retribuição que não merecemos, mas, agradecemos de coração, é a graça de sermos Seus filhos, tudo mais é acréscimo.

O essencial é que somos filhos de Deus e precisamos viver como tais: viver a graça de servir ao Pai com dedicação e empenho; não sermos movidos pela mentalidade de que precisamos ser retribuídos por Deus.

Deus é bom e plenamente bom! Que Ele abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.