Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 41,13-20)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei”, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel.

17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água.

19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!

— Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

Evangelho (Mt 11,11-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O orgulho nos afasta dos caminhos de Deus

É verdade que há situações nas quais o nosso orgulho cresce, a vaidade humana nos ensoberbece, mas é preciso a virtude evangélica da violência

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” (Mateus 11, 12).

Na Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, escutamos o Mestre exaltar a violência. Se não compreendermos bem esse fato, cometeremos erros graves, já que o mundo é marcado por tantas violências que só fazem mal à convivência humana, à fraternidade universal e à vida de cada um de nós.

A violência evangélica é outra, não tem nada a ver com a violência dos homens, com guerras e conflitos. Não! É a violência que fazemos sobre o nosso orgulho, soberba, vontade própria e sobre tantas coisas que faríamos apenas pelo impulso.

Violentamos a nós mesmos para nos moldarmos, para fazermos a ascese em nosso comportamento e nossa vida. Sabe por quê? Porque entre os nascidos de uma mulher não houve ninguém que fosse maior que João Batista. Por que João Batista era maior? Não só porque ele foi o predecessor do Messias, mas é que João Batista foi pequeno, e quanto mais o engrandeciam, mais ele dizia: “Convém que Jesus cresça e eu diminua” (João 3,30).

Jesus diz: “Nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mateus 11,11).

Meus irmãos, no mundo onde as pessoas brigam para serem grandes, reconhecidas e maiores; no mundo onde a nação disputa poderio, as pessoas estão competindo em busca dos primeiros e maiores lugares. Deus não dá Sua coroa para os primeiros deste mundo, mas para aqueles que não buscam o reconhecimento humano, e sim o reconhecimento d’Ele.

Deus não coroa aqueles que vivem sobre as sombras dos aplausos das pessoas, e sim aqueles que vivem no esconderijo, na humildade, no desprendimento, na vida simples e modesta. Estes são os aplaudidos de Deus, são os maiores no Reino dos Céus!

É verdade que há situações onde o nosso orgulho cresce, onde a nossa vaidade humana nos ensoberbece, mas é preciso a virtude evangélica da violência. Corte, não dê vazão, não deixe crescer o ego, não se deixe colocar acima dos outros, não se sinta maior e mais importante que ninguém. Dê importância até para quem não tem importância, dê reconhecimento até a quem não o merece.

Que o orgulho não nos leve ao erro e a soberba não nos afaste dos caminhos de Deus. Que a profunda humildade de Jesus Cristo nos mantenha submissos a Sua vontade!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.