Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 48,17-19)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 1)

— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispensada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Mt 11,16-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’

18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

As desculpas esfarrapadas nos afastam de Deus

 “Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores' ” (Mateus 11,18-19).

Começo a nossa reflexão de hoje perguntando: “Qual é a desculpa ou a culpa que você joga nos outros pelas acomodações que você vive na vida?”. Vivemos numa época onde arrumamos desculpas para tudo - quando não, jogamos a culpa nisso, naquilo ou no outro—, mas nunca voltamos para o nosso interior reconhecer paramos: “Eu errei”, “Eu pequei”, “Eu não dou conta”, “Eu não me esforço”. Não! Estou sempre arrumando desculpas.

As pessoas que não vão à igreja, como que vão de vez em quando ou vão quando querem, quando dá, você pode saber, elas têm sempre um “catálogo de desculpas” para dar. As coisas que vivemos na nossa vida, que não melhoramos, que não mudamos, que não estão bem, nós já temos uma lista de culpas e de desculpas para também darmos.

Foi assim que fez também na época de Jesus, porque chegou João, o Batista, o batizador, anunciando a Palavra de Deus com todo o clamor que vinha da sua alma, mas João era um homem de uma vida de ascese, era uma vida disciplinada . João comia mel silvestre, gafanhotos, não bebia vinho e diziam: “Está endemoniado”. A desculpa é que João era duro demais. Então, não podia seguir um cara que tinha uma vida assim, mas aí vem Jesus que vem na casa dos outros, vem o que são para Ele, bebe com os outros - “Esse Jesus também não dá não. Ele é um comilão, um beberrão. Imagina, Ele anda com cobradores de impostos, ele anda com pecadores ”.

As coisas que vivemos na nossa vida, que não melhoramos, já temos uma lista de culpas e de desculpas para também darmos

Vivemos de desculpas para tudo. “Não vou na igreja porque o padre de lá é isso, o padre é aquilo”, “Não vou porque as pessoas da igreja são arrogantes”. Estar, as pessoas arrogantes que falam assim estão sempre dizendo que o problema são os outros, estão sempre arrumando desculpas - “Eu era de igreja. Frequentei muito tempo, mas fiquei decepcionado com isso e com aquilo ”, e aí você está arrumando desculpas para a sua falta de compromisso, para a sua falta de perseverança, para a sua falta de crescimento interior, você está se colocando no“ poste da arrogância ”onde você é o suprassumo.

E, geralmente, você pergunta: “Mas, e os seus defeitos?”. Não, geralmente, estou desculpando os nossos erros, como nossas falhas, e estamos sempre culpando os outras pelas hipóteses que não me esforço, pelas situações onde não assumo o compromisso de ser melhor. Por isso, pode ser que, para essa vida, para esse mundo, para essa sociedade que aceita tudo, que vale tudo, nossas desculpas, muitas vezes esfarrapadas, sirvam para alguma coisa, mas, na presença de Deus, não. Não vai adiantar no dia do julgamento dizer: “Senhor, não me converti porque não gostava do padre da minha igreja”, “Não me converti porque a minha mãe, porque o meu pai… porque isso, porque aquilo”.

A imaturidade nos faz sofrer nessa vida, mas cuidado! Porque a imaturidade nos tira da eternidade, porque é birra de almas imaturas, de corações que não amadurecem para tomar consciência e responsabilidade diante das situações da vida e estão sempre se desculpando e culpando os outros.

Que Deus nos ajude a amadurecer a cada dia!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.