Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 2,18-25)

Leitura do Livro do Gênesis.

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse.

20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 127)

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

Evangelho (Mc 7,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.

28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.

29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A fé do nosso coração impressiona o Senhor

 “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair” (Marcos 7,28).

As Palavras do Mestre Jesus sempre impressionam o nosso coração, mas tem algo que impressiona a nós e ao próprio Jesus: é a fé do coração, é a fé da confiança, mesmo quando encontramos todas as barreiras, dificuldades ou pareça impossível.

Olho para essa mãe aflita, ela não vai buscar nada para si, aliás, é muito difícil uma mãe que busca algo para si. As mães vivem em função dos seus filhos, e uma mãe como essa, toda aflita, porque tinha uma filha tomada por um espírito impuro, ouviu falar de Jesus e entendeu que Ele era a luz, a cura e a resposta para a situação da sua filha.

Sei que nossas mães não só ouviram falar de Jesus, sei que nossas mães escutam a Jesus, mas eu digo às mães: não deixem de ouvir Jesus, não deixem de implorar a Jesus, não deixem de trazer Jesus para perto dos seus filhos, sobretudo, para tirar os espíritos impuros que estão agindo, perdendo e pervertendo nossos filhos sem que, muitas vezes, tomemos consciência dessa ação.

É para ter cuidado, coragem e fé, é para não se deixar perder e ser tomado pelos espíritos impuros

Quando a mãe e o pai colocam o celular na mão de um filho, tem que cuidar; quando um filho fica muito tempo na frente de um computador, de uma televisão… Quando os filhos vão para a escola – desculpe, não é para você ficar alardeada e tensa – , e sim para cuidar, pois vivemos num mundo cheio de impurezas.

Nunca vimos tantas crianças e adolescentes com sentimentos de depressão; nunca vimos tantos adolescentes querendo tirar a própria vida como nos tempos em que vivemos, onde existe toda uma ação do mal agindo em nosso meio.

Não é para ter medo, mas é para ter cuidado, coragem e fé, é para não se deixar perder e ser tomado por esses espíritos impuros, mas uma vez que eles estão aí, é preciso ter a ousadia que essa mãe teve.

Jesus estava cuidando, primeiro, da sua casa, que era a casa de Israel, e ela foi atrás de Jesus e disse: “Jesus, é só o Senhor que pode fazer pela minha filha”. Jesus se surpreende, Ele estava falando primeiro com a sua casa, a casa de Israel: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para dar aos cães”, era a forma carinhosa que os judeus tratavam os pagãos, aqueles que não faziam parte da sua nação.

Que resposta de fé: “É verdade, Senhor; mas os cães comem as migalhas que caem da mesa dos filhos. Eu quero as migalhas, mas cuide, por favor, pois a minha filha precisa de você”.

Nossos filhos precisam de Jesus mais do que de um celular ou computadores, mais do que isso e aquilo. É claro, precisam de amor, da presença paterna, precisam de alimento… Mas eles precisam de Jesus.

Supliquemos a presença de Jesus, como essa mãe que foi atordoar o coração do Mestre até que Ele se voltasse e tirasse aquele demônio terrível que tomava conta do coração da sua filha. Imploremos que Jesus tire dos nossos filhos todos os demônios, espíritos impuros e maldosos que, muitas vezes, agem em nossas casas e famílias.

Voltemo-nos para Jesus, porque só Ele é o nosso Salvador!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.