Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.

10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.

13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.

15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118,23-30)

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Evangelho (Jo 6,22-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus é o alimento que nos conduz à eternidade

Coloquemos nossos esforços no alimento que permanece para sempre: a vida eterna que o Filho de Deus nos trouxe

“Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo” (João 6, 27).

Amados irmãos e irmãs, muitas vezes, ficamos entusiasmados com Deus quando Ele abençoa, faz crescer aquilo que já temos, quando a nossa mesa está farta, quando conseguimos um bom emprego, quando conseguimos melhorar no que fazemos. Associamos, muitas vezes, nossa ligação com Deus com o que é material.

Não permita que sua ligação com Deus seja comercial, material e capitalista. Na penúria ou abundância, nosso coração precisa ser de Deus. Com o pouco ou com o muito que temos, nosso coração precisa estar n’Ele!

Não pense que ter muitas graças é ter muitas coisas, porque, às vezes, a pessoa está aumentando suas riquezas, seus bens, suas posses e diz: “Ah, é Deus quem está me abençoando!”. Não é verdade que o aumento de posse, de bens materiais seja sinônimo de aumento de graça, porque, tantas vezes, o aumento das coisas materiais acaba sendo uma verdadeira desgraça para a nossa vida, nos torna pessoas orgulhosas, avarentas e opulentas.

Tantas vezes, crescer na posse dos bens materiais nos afasta da posse da graça do essencial. Deus abençoa quem trabalha com aplicação, com diligência, quem coloca os seus dons e é capaz de melhorar e crescer na vida.

Não pense que aqueles que levam uma vida simples, que se contentam com o pouco que têm são menos abençoados por Deus. Muitas vezes, a pessoa na pior das indigências é toda de Deus. E como é difícil uma pessoa que muito têm lembrar-se de Deus e ser livre para servi-Lo.

Por isso, meus irmãos, não trabalhemos apenas pelo pão dessa vida, pelos elementos e alimentos dessa vida, mas coloquemos os nossos esforços no alimento que permanece para sempre: a vida eterna que o Filho de Deus nos trouxe. Os outros alimentos são perecíveis, servem para essa vida, mas o alimento que nos sustenta para a eternidade é o próprio Jesus quem nos dá!

A bênção não está em possuir muito, mas em se abrir para que a graça de Deus esteja em nós, para que o Pão da Vida seja o nosso alimento e a nossa busca pelo Reino de Deus não seja menor do que nossos esforços pelo bens terrenos.

Vivamos o equilíbrio da vida, sabendo trabalhar para conquistar o pão de cada dia e dando o melhor de nós para alcançar o pão da eternidade!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.