Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Jo 4-9)

Leitura da Segunda Carta de São João.

4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.

5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos.

Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo.8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa.9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!

— De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!

— Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.

— Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.

— Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!

Evangelho (Lc 17,26-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Retomemos nossa vida espiritual

Retomemos nossa vida espiritual e vigilância, retomemos a vida com prudência, a nossa vida a cada dia, como se esse fosse o nosso último dia

“Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado” (Lucas 17, 35-36).

A reflexão da Palavra de Deus continua na tônica da vinda definitiva de Jesus no meio de nós. Todas as preocupações e elucubrações que as pessoas fazem a respeito da volta de Jesus ao meio de nós, muitas vezes, criam realidades que nos tiram do chão e não nos mantêm centrados na essência da mensagem do Evangelho, que é viver o Reino de Deus a cada dia.

Às vezes, há pessoas, aqui e ali, que fazem loucuras, que deixam de viver a vida, vivem somente na expectativa de que Jesus está voltando amanhã. Mas Ele está voltando hoje, a cada dia!

Precisamos viver cada dia como se fosse o único de nossa vida, e tanto faz Ele chegar hoje ou amanhã, o importante é estarmos preparados. Não podemos viver a vida de improviso, pois nos acostumamos a improvisar as coisas e, muitas vezes, improvisamos a nossa própria vida pessoal, nossa vida espiritual, nossa relação com Deus. Mas quando essa surpresa final, que é a volta definitiva do Senhor, a instalação do Reino acontecer no meio de nós, quem estiver preparado estará, quem não estiver não dará para improvisar.

A realidade do mundo é assim: duas pessoas podem estar dormindo na mesma sala, um ter o espírito direcionado a Deus e a outra não. Duas pessoas podem dormir na mesma cama, marido e mulher, mas um vive de acordo com a vontade de Deus e outro nem tanto.

O Evangelho cita a nós duas mulheres que estão indo buscar água, mas pode ser duas pessoas que trabalham na mesma empresa, dois jogadores que jogam no mesmo time de futebol… Enfim, você pode pensar isso em tantas situações da vida, o importante é que, onde quer que você esteja, no que você estiver fazendo, o seu coração já viva a realidade do Reino de Deus. Que você não esteja enrolando, enganando a si mesmo.

Talvez pensemos que enganamos a Deus, depois improvisamos e Ele dá um jeito. Mas não é assim! O que acontece e não percebemos é que, muitas vezes, enganamos, enrolamos a nós mesmos, permitimo-nos viver uma cegueira e não enxergamos o essencial. Por isso a Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, é um convite para que retomemos a nossa vida espiritual, a nossa vigilância. Retomemos, de fato, viver com prudência a nossa vida a cada dia, como se esse fosse o nosso último dia.

Quem sabe o dia que vamos ao encontro com Deus?

Oxalá, se tivéssemos vida longa! É o que desejo para cada um de nós, mas vivendo mais um dia ou mais cem anos daqui para frente, que cada dia seja único, bem vivido na presença de Deus, sem aquela falsa expectativa de que amanhã mudamos, amanhã conseguimos. Como também não podemos viver aquela ansiedade: “Não consigo mudar! Minha vida não transforma!”.

O mais importante é termos o empenho nosso de cada dia, mesmo que, às vezes, nosso empenho não seja suficiente, não produza os frutos que esperamos, não conseguimos os resultados que queiramos. O importante é o empenho, é o coração que está buscando, mesmo em meio às fraquezas, dificuldades e lutas diárias. Não podemos desanimar, não podemos deixar de vigiar, de viver com seriedade e responsabilidade a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.