Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sb 7,22–8,1)

Leitura do Livro da Sabedoria.

7,22Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, 23desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis.

24Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. 27Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas. 28Pois Deus ama tão-somente aquele que vive com a Sabedoria. 29De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8,1Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.

— De geração em geração, vossa verdade permanece como a terra que firmastes.

— Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

— Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

Evangelho (Lc 17,20-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Promovamos o Reino de Deus em nosso meio

 “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se pode dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós ” (Lucas 17,20).

Começamos com essa afirmação de Jesus: o Reino de Deus está no meio de nós. Algumas pessoas perguntam: “Onde está Deus?”, “Quando é que vai chegar ao Reino de Deus?”, “Quando é que vão passar essas coisas tristes e desastrosas no mundo em que estamos?”. É claro que chegará um tempo onde tudo será transformado, mas não é por esse tempo que nós aguardamos sem primeiro vivermos o tempo em que estamos, e nesse tempo em que estamos, Deus está no meio de nós.

Precisamos reconhecer, primeiro, porque Ele, Ele assumiu a nossa natureza humana, fez-se carne, habitou entre nós, viveu no meio de nós e está entre nós, e precisamos construir o Seu Reino, que acontece quando me converto para Ele.

O Reino de Deus acontece quando levo Deus onde estou, naquilo que realizo, quando respeito a presença d'Ele

O Reino de Deus não é uma coisa ostensiva, não é espetáculo, não é mágica. O Reino de Deus é transformação, é conversão, é perdão, é amor, é misericórdia, é bondade, é reconciliação. Quando colocamos em ação o Evangelho, o Reino de Deus acontece, ele está aqui no meio de nós. Por mais que tenhamos tantas coisas ruínas, que tenhamos tantas maldades e desastres no mundo em que estamos, o mal nunca será maior do que o bem. Ainda que haja muitas pessoas praticando o mal, fazendo o mal, o bem de Deus - porque Deus é bom e quem realiza o bem, espelha a bondade d'Ele - faz o Reino d'Ele acontecer.

Precisamos promover o Reino, e mais do que esperar que ele venha na sua forma Triunfante e final (porque ele vai chegar no seu tempo), é preciso que, no tempo de agora, vivamos a lógica, a dinâmica, a transformação de que essa sociedade precisa, que é viver o Reino de Deus em todas as hipóteses.

Precisamos do Reino de Deus no mundo da política, dos negócios, no comércio, nos serviços; precisamos fazer Reino de Deus nas escolas, nas faculdades, em nossa casa, em nossa família. E o Reino acontece quando levamos o Senhor onde estamos, naquilo que realizamos, quando respeitamos a presença d'Ele e quando nos convertemos.

Muitas vezes, buscamos Deus nas igrejas, e Ele ali está, porque ali nos alimentamos, comungamos, realizamos a comunhão, celebramos a presença d'Ele. Mas esse Deus não pode ficar comigo só na igreja, porque, muitas vezes, nem na igreja vivemos comunhão com Ele, mas onde quer que estejamos, precisamos ser a presença viva do Reino no meio de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.