Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 48,17-19)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório - (Sl 1, 1-2. 3. 4.6)

— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.
— Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se, mas encontra seu prazer na lei de Deus a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore,  que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento, pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Mt 11,16-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: l6Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!' 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.'

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Peçamos a Deus coerência de vida

Devemos investir tudo o que podemos na coerência de vida, porque ela nos dá uma consciência tranquila para não vivermos o que os outros dizem

“Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’” (Mateus 11,18-19).

Jesus olha para a realidade dos homens de Sua geração e percebe que há no coração deles uma verdadeira indiferença e rebeldia para com a graça nova de Deus.

Veja, João Batista veio primeiro, por meio de uma vida ascética e de renúncias. Ele vivia realmente no deserto, preparando os homens para receber o Senhor. Diante daquela vida de ascese, de uma renúncia enorme, João não comia nem bebia, e eles [os homens] diziam: “Ele está endemoniado!”.

Jesus veio em Sua missão. Diferente de João, Ele estava nas festas com os pecadores e fazia refeição na casa do povo. Mesmo assim diziam: “Ele é um comilão, um beberrão. Ele, na verdade, não sabe nem distinguir quem é santo e quem é pecador” (cf. Mateus 11,19).

Sabe, meus irmãos, na vida é assim: quando queremos falar mal, falamos de qualquer jeito; quando queremos perseguir, quando estamos com o coração envenenado, nós sempre temos algo para falar dos outros. Quem dera se fosse algo de bom, mas é sempre para ver algo negativo, não importa o que a pessoa faça.

Se a pessoa não reza, “é um pecador!”. Se reza, “acha-se demais, acha-se santo!”. Por onde anda ou se fica quieto em casa, “não se junta, não é comunitário!”. Se vive com a comunidade ou com outras pessoas, “é solto demais!”, e assim por diante.

Primeiro, não viva em função daquilo que as pessoas falam. Segundo, o importante é ter coerência de vida e retidão na consciência. Não se deixe levar por aquilo que as pessoas dizem, sobretudo, quando elas têm no coração a maldade, e tudo olha pela óptica da maldade, tudo enxerga turvo, de forma errada e maldosa. Foi dessa forma que enxergaram Jesus e João Batista.

Jesus não viveu em função daquilo que as pessoas diziam d’Ele. O que Ele fez foi pregar e viver Sua missão de forma coerente e responsável. Ele seguiu adiante. Se O crucificaram e O mataram, o que os homens não irão fazer conosco?

O que não podemos é ser vítimas. Não é esse o caminho! Devemos investir tudo o que podemos na coerência de vida, pois isso nos dá uma consciência tranquila para não vivermos o que os outros dizem, acham e pensam!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.