Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 1,1-6)

Início da Carta aos Hebreus.

1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo.

3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi posto tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles.

5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um Filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 96)

— Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

— Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— E assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!

— Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.

Evangelho (Mc 1,14-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”

16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.

19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

É preciso deixar a escravidão do pecado para seguir Jesus

Que hoje nós tenhamos a coragem de deixar aquilo que nos mantém presos e escravos do pecado para que possamos ouvir a voz de Jesus: “Segue-me!”

“Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ‘O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!’” (Marcos 1, 15).

A missão de Jesus, após o Seu batismo, é levar o Reino de Deus para o nosso meio, é instaurar o Reino de Deus no meio de nós, por isso Ele anuncia e prega o Reino de Deus.

Você pode perguntar: “O que é preciso fazer para entrar nesse Reino? O que é preciso para fazer parte do Reino de Deus, esse novo tempo, essa nova graça que Deus traz para o nosso meio?” É preciso da nossa parte abertura e adesão.

Primeiro: abertura de coração. Abertura para a conversão, abertura para acolher a novidade, que é o Evangelho de Jesus, abertura para deixar Deus realizar uma obra nova dentro de nós. Converter-se significa mudar a mentalidade, o modo de pensar, de agir e de ver.

Não podemos nos fechar no que pensamos, no que acreditamos, nem em nossas convicções, por melhores que elas sejam. Precisamos nos abrir para o novo! É preciso a coragem de querer nos rever, rever as atitudes, as disposições, as posturas que temos.

É óbvio que, muitas vezes, nós temos hábitos que não condizem, não edificam e não testemunham a presença de Deus no meio de nós. O desejo de nos convertermos e abrir o coração à conversão abrem-nos as portas do Reino dos Céus.

O segundo passo é a adesão. Aderir àquilo em que acreditamos, aderir àquilo ao qual nos abrimos, aderir àquilo no qual acreditamos e nos convertemos. A adesão é, acima de tudo, crer no Evangelho, acreditar que ele é o poder transformador em nossa vida, e que só Jesus, o Evangelho Vivo, pode nos salvar, nos libertar e nos restaurar!

Crer em Jesus significa dizer “sim” à Sua Palavra; crer em Jesus significa aderir a tudo aquilo que Ele trouxe para restaurar e renovar os nossos corações.

O Reino de Deus está aí, está no meio de nós, ele está onde abrimos o nosso coração para acolher os ensinamentos e a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que hoje nós tenhamos a coragem de deixar aquilo que nos mantém presos e escravos do pecado para que possamos ouvir a voz de Jesus: “Segue-me!”. E que possamos segui-Lo abrindo o nosso coração para nos convertermos e crermos no Evangelho.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.