Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,27-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho (Jo 3,31-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?v=rutlvTYH3yg

Viva, confie e acredite na plenitude da vida eterna

Somos convidados a permanecer confiantes e perseverantes na busca pela vida eterna

“Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3, 31-36).

Começo falando do elemento que parece mais negativo: “a ira de Deus permanece sobre ele”. Não é que Deus fique irado, ou como se a ira e a raiva tomassem conta do coração de Deus.

A ira do Senhor ou aquela raiva que, as vezes, dá em nós, é a de termos perdido a graça de Deus e, isso, realmente nos deixam bravos, e também, deixa Deus triste, porque Ele não nos quer longe de d’Ele. Mas, se nós não crermos, permaneceremos na perda. Perda é raiva e tristeza para nós ou nós cremos para ter a vida ou senão perdemos a vida, porque aquele que acredita no Filho de Deus, possui a vida e viverá essa vida eterna.

A beleza de contemplar Jesus no meio de nós é ver o modo que Ele qualifica a nossa vida. Quando olhamos para Jesus, alguns só o veem como apenas um “Anjo”, mas Ele não é; Jesus é o Filho eterno do Pai. Ele assume a nossa humanidade e dá um sabor, um gosto no ser homem, e dá vontade de ser homem assim como foi O Homem que amou plenamente e viveu o perdão, a Misericórdia e cuidou dos doentes, dos enfermos; trouxe o Reino do Seu Pai para o meio de nós.

Em um mundo onde nos sentimos tantas vezes órfãos, Ele está nos dizendo que nós temos um Pai para aclamar, para buscarmos e amarmos; porque somos amados por esse Pai e Ele é a expressão maior do amor do Pai.

Tenhamos amor à vida! Quando Ele qualifica a nossa vida, há eternidade em nós. O Senhor está dizendo a nós justamente isto: “quem n’Ele crer, terá a vida eterna”. E, essa vida eterna está em nós quando  levamos a vida no nome de Jesus, quando a vivemos com Ele. Por vezes, proclamamos Jesus em nossa vida e vivemos a vida de acordo com as nossas convicções humanas, mas é n’Ele que está a nossa vida, a nossa esperança, a fé e as convicções, porque é crendo n’Ele que nós temos vida.

Se está faltando gosto, sabor, sentido e luz para tantas situações na nossa vida, então, é importante submeter tudo isso a Jesus, nosso Salvador, porque Ele não só nos salva dessas obscuridades, como nos dá, também, a vida e a resgata; além de dar sentido a ela.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios