Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 4,23-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, 23logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.

29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 2)

— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

— Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!”

— Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”

— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”

Evangelho (Jo 3,1-8)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo

 “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus” (João 3,3).

O Reino de Deus está no meio de nós porque o Cristo Ressuscitado está entre nós, mas, se não nascermos do Alto, não poderemos ver o Reino de Deus. As pessoas estão perguntando: “Onde está Deus?”, “Onde está o Reino de Deus?”, porque nós olhamos para o mundo e vemos somente o mundo marcado por maldades e crueldades. Até os seguidores de Jesus estão perdidos no mundo em que estamos porque não permitimos nascer de novo.

Estamos envelhecendo, estamos morrendo em nós porque estamos envoltos ainda pela nossa mentalidade humana, revestida de muitas coisas mundanas e só conseguimos enxergar o mal, as forças malignas e tenebrosas desse mundo.

Quando nascemos em Deus enxergamos o Reino de Deus, e é preciso renascer de Deus todos os dias. Como diz a Palavra: aquele que vem da carne é carne, mas quem nasce do Espírito se torna um ser espiritual, um homem espiritual.

Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito, é na luz dele que conduziremos a nossa vida

Não neguemos a nossa humanidade, de forma alguma. Somos pessoas humanas, vivemos no meio desse mundo com todas as exigências que a humanidade tem, mas toda a nossa humanidade revestida de fragilidade, recebe a graça de ser fortalecida pelo homem e pela mulher espiritual que nos tornamos.

Foi isso que o batismo realizou em nossa vida, mas se não cultivarmos o nosso batismo, se não nos revestirmos da graça batismal, não seremos espirituais, não seremos revestidos do Espírito que está em nós; viveremos de forma mundana e material, voltados sempre para as coisas desse mundo.

Só falamos de compras, de perdas, de dinheiro, de política e economia o tempo inteiro; só falamos de futilidades, das agressividades humanas, mas aquele que nasce do Espírito fala das coisas dele. Não nos tornamos aquela pessoa aérea, porque não somos anjos; somos pessoas humanas, temos que trabalhar, temos que cuidar, temos contas para pagar, temos situações para resolver. Mas o homem de Deus olha para as coisas do mundo com o olhar de Deus, porque nasceu d’Ele, porque se tornou um homem d’Ele, se tornou conduzido pelo Espírito.

Não conduzamos a nossa vida na carne, mas no Espírito. Porque, se nos deixarmos conduzir pela carne, nossas atitudes serão atitudes mundanas, agressivas e negativas, mas, se nos deixarmos conduzir pelo Espírito, é no Espírito e na luz do Espírito que conduziremos a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.