Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 17,15.22–18,1)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17,15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.

22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.

26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’.

29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”.

32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 148)

— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!

— Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.

— Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho (Jo 16,12-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Recebemos de Deus o Espírito da Verdade

 “Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará” (João 16,13).

O Espírito, que de Deus recebemos, é o Espírito da Verdade. Vivemos em um mundo tão imerso em confusões, mentiras, coisas fakes, falsas… Muitas vezes, estamos cheios de afirmações que não são verdades, até a respeito de Deus. É preciso dizer que, muitas vezes, vejo falando ali e acolá a respeito de Deus, mas não corresponde à verdade de Deus.

Cada um leva Deus de acordo com suas convicções e interesses, e cada um faz de Deus o amuleto que quer para as suas necessidades e interesses. É uma visão do mundo, mas não é a visão do Espírito.

O Espírito é aquele quem nos conduz pela verdade, para a verdade, porque esse Espírito é da verdade. Não há como permanecer na verdade, se não permanecer no Espírito. A primeira verdade é que Deus não vem do barulho nem fala em barulhos. No meio de todas essas confusões que estamos imersos em redes sociais, no “disse me disse”, no “disse e não me disse”. Precisamos nos subtrair de tudo isso para mergulhamos na oração silenciosa e amorosa, para sermos conduzidos pela graça que freia os impulsos violentos que estão emergindo dentro de nós.

Para se falar de Deus é preciso ter o Espírito de Deus, ser conduzido e silenciado por Deus

Não é porque a pessoa fala com veemência, não é porque a pessoa fala forte, grita ou tem muitos argumentos e falácias que a verdade está nela. Não é porque a pessoa cita versículos bíblicos ou conhecimentos em línguas: grego, hebraico, aramaico; não é porque a pessoa diz que está na igreja ou na fé por tantos anos que significa que a verdade está nela.

A verdade é amorosa, traz paz, liberta, a verdade sublime é dada pela vida de intimidade com Deus. Quando você olha o testemunho de vida, a coerência, você abaixa a cabeça para Deus, para ser ouvido, conduzido, para que Ele nos arranque das amarras de mentiras que, muitas vezes, envolvem a nossa própria vida, que Ele mesmo nos arranque de tantas falácias que acostumamos a soltar aqui e acolá, para que nos arranque das verdades que criamos, alimentamos e formamos para sermos conduzidos pelo Espírito da Verdade.

Digo e afirmo que Deus nos surpreende; nos surpreendeu no passado, nos surpreende no presente e nos surpreenderá muito no futuro. Muita coisa que se diz a respeito de Deus nada tem a ver com Deus. Muita coisa que quer se falar em nome de Deus, não diz respeito a Ele.

Para se falar de Deus é preciso ter o Espírito de Deus, ser conduzido e silenciado por Deus para permanecer na comunhão com Ele.

A verdade não é a verdade de cada um, a verdade é única, a verdade que vem de Deus, por isso, é preciso deixar-se conduzir por aquele que fala não por si mesmo, mas fala daquilo que ouviu do Pai.

É preciso que Ele nos leve a não glorificarmos a nós. A primeira coisa que vejo, quando o Espírito de Deus está em alguém, é quem Ele glorifica, é a si mesmo, o seu grupo, a sua fala ou tudo o que ele faz é para a glória de Deus, para o nome de Deus e jamais para si.

Assim como João, aquele que fala a verdade desaparece para que somente Deus apareça.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.