Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 13,13-25)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

— Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

— Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’

Evangelho (Jo 13,16-20)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Ilumine-se com elementos da vida de Cristo

“Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes’” (João 13,16-17).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, o que Jesus está nos convidando com o Evangelho de hoje: a termos uma justa consideração de nós mesmos. E Ele usa as imagens, que aparecem aqui, do servo e do mensageiro, justamente para nivelar todas as nossas considerações acerca de nós, acerca das pessoas.

Veja o exemplo bonito que Jesus nos dá: não somos nem mais nem menos, mas precisamos ter uma justa consideração daquilo que nós somos. “O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior do que aquele que o envia”, ou seja, o convite é que cada um seja aquilo para o qual foi chamado a ser.

Eu e você precisamos ser apenas, exclusivamente e unicamente, aquilo para o qual nós fomos chamados a ser, por vocação e por graça de Deus. A imitação de Cristo não significa copiá-Lo porque Cristo não anula ninguém, Ele não nos anula. Quando dizemos que nós nos assemelhamos a Cristo, a nossa “configuração a Cristo”, digamos assim — o que o Espírito Santo faz em nós é essa obra de nos cristificar. Uma palavra mais forte: “cristificar”. Essa imitação de Cristo não é uma cópia porque Jesus não nos anula. Na nossa natureza humana, precisamos viver a imitação de Cristo, mas a imitação de Cristo é no que diz respeito à Sua vitalidade de amar, à Sua força de amar, diz respeito a Sua unidade com o Pai do Céu, diz respeito à originalidade de Jesus.

O Filho de Deus quer que nós busquemos na Sua vida luzes, busquemos na Sua vida os valores

Essa palavra é tão necessária nos tempos de hoje: “originalidade”, pois precisamos colocar para fora e colocar no mundo o dom que Deus nos deu. Cada um de nós tem uma contribuição a dar no mundo em todas as áreas; em todas as dimensões da sociedade humana, cada um de nós tem uma contribuição peculiar para ser dada. Porque a caricatura é tão feia, é tão superficial, e o mundo de hoje é carregado disso, dessas caricaturas, mas o Filho de Deus quer que nós O imitemos nas suas realidades mais profundas e não numa cópia de Jesus. Realmente, o Filho de Deus quer que nós busquemos na vida d’Ele luzes, busquemos os valores para que nós apliquemos isso de uma maneira muito concreta na nossa vida.

Cristo respeitou profundamente a sua encarnação, porque, certamente, há mais de mil anos, Jesus não desceu com o smartphone na mão, certamente Ele poderia ter feito isso porque Ele era Deus, Ele é detentor de toda a sabedoria do mundo, mas Ele não fez isso, Ele respeitou a cultura do seu tempo, a humanidade naquela época, naquele momento. Então, nós também precisamos respeitar isso, respeitar esse elemento de originalidade, para que o mundo onde eu vivo, a realidade onde estou seja iluminada com elementos da vida de Cristo, com valores da vida de Cristo, mas aplicado no hoje e agora da nossa existência.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.