Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Oséias 11: 1-4, 8-9)

1 Quando Israel era criança, eu o amava e do Egito chamei meu filho. 2 E quanto mais os chamava, mais se distanciavam de mim; sacrificavam a Baalim e ofereciam incenso aos ídolos. 3 Eu ensinei a Efraim a andar, tomando-o pelos braços, mas eles não sabiam que eu cuidava deles. 4 Com os cordões humanos ele os puxou, com arcos de amor, e foi para eles como aqueles que levantam uma criança contra sua face, inclinei-me para ele e o alimentei. 8 Como te deixarei, Efraim, como te dar, Israel? Eu vou deixar você como Adma, e fazer você se parecer com Seboyim? Meu coração está em mim chateado e ao mesmo tempo minhas entranhas estão tremendo. 9Não cederei ao ardor da minha ira; não destruirei mais a Efraim, porque eu sou Deus, não o homem; no meio de ti eu sou o Santo, e não irei em ira.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sal 79)

- Que seu rosto brilhe, Senhor, e nos salve

- Que seu rosto brilhe, Senhor, e nos salve

- Pastor de Israel, ouve, tu que sentas em querubins, brilhe; desperte seu poder e venha nos salvar.

- Deus dos exércitos, vire: olhe do céu, olhe, venha visitar sua vinha, a tensão que sua mão direita plantou e que você fez vigorosa.

Evangelho (Mateus 10: 7-15)

- O Senhor esteja com você.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Mateus. 

- Glória a você, Senhor.

7 Vá proclamando que o Reino dos Céus está próximo. 8 Cura os enfermos, ressuscita os mortos, purifica os leprosos, expulsa os demônios. Você recebeu de graça; dê de graça. 9 Não adquira ouro nem prata, nem troque as cintas; 10 Nem caldeirão para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem um cajado; porque o trabalhador merece seu sustento. 11 "Na cidade ou cidade em que você entra, indague quem é digno, e fique lá até sair. 12 Quando entrar na casa, cumprimente-a. 13 Se a casa é digna, venha a tua paz para ela; Mas se não for digno, deixe a sua paz ser devolvida a você. 14E se você não for recebido e suas palavras não forem ouvidas, saia de casa ou da cidade, sacudindo o pó de seus pés. 15 Eu lhes digo a verdade: no Dia do Juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Precisamos conhecer o toque da graça de Deus

Quantos estão mortos para a graça sem conhecer um Deus que está próximo de nós, um Deus que está ao nosso lado, amando-nos!

“‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10,7-8).

Precisamos anunciar a proximidade do Reino de Deus, pois ele está ao nosso alcance, não está longe de nós nem do mundo em que estamos. É verdade que temos um mundo muito distante de Deus.

Deus é uma beleza sem igual, porque, enquanto corremos e nos afastamos d’Ele, Ele está sempre nos procurando, está sempre próximo de nós. Eu escuto pessoas reclamando: “Eu sinto Deus distante. Onde Ele está, que eu não O encontro? Não O vejo próximo de mim”.

Não é Deus quem está longe de nós, somos nós que nos afastamos d’Ele, somos nós que fazemos opções; e o nosso coração se enche das coisas deste mundo, que vai esvaziando o nosso coração, vai tirando o ardor da graça em nós. O nosso coração, realmente, afasta-se do Senhor, porque nos enchemos das coisas mundanas, por isso que a ordem de Jesus é justamente: curar as doenças que o mundo foi colocando em nós, sobretudo, as doenças emocionais.

As nossas emoções estão tocadas por uma dose exacerbada de egoísmo, orgulho, soberba, ressentimentos e mágoas. Isso vai tornando o nosso corpo, o nosso físico, a nossa mente doente e enferma. Precisamos do toque da graça de Deus para sermos curados, para ressuscitar o que está morto em nós, ressuscitar a graça de Deus que, muitas vezes, está paralisada em nossa vida.

Quantos estão mortos para a graça sem conhecer um Deus que está próximo de nós, um Deus que está ao nosso lado, amando-nos. O nosso coração, muitas vezes, está totalmente distante d’Ele. É necessário expulsar todos os demônios que estão atormentando a nossa mente, a nossa vida, sobretudo, afastando-nos da presença do Senhor.

Por fim, purificai os leprosos, purificai a nossa alma das sujeiras, das imundices e dos maus pensamentos, dos ressentimentos e das mágoas.

Purificai, Senhor, as nossas intenções daquelas maldades que vão se aninhando dentro de nós, que vão nos sujando por dentro. Às vezes, por fora, parece que estamos limpos e bonitos, mas tem muita coisa velha e estragada dentro de nós precisando ser purificada.

Aproximar-se do Reino de Deus é permitir que ele aconteça em nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.