Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Oséias 11: 1-4, 8-9)

1 Quando Israel era criança, eu o amava e do Egito chamei meu filho. 2 E quanto mais os chamava, mais se distanciavam de mim; sacrificavam a Baalim e ofereciam incenso aos ídolos. 3 Eu ensinei a Efraim a andar, tomando-o pelos braços, mas eles não sabiam que eu cuidava deles. 4 Com os cordões humanos ele os puxou, com arcos de amor, e foi para eles como aqueles que levantam uma criança contra sua face, inclinei-me para ele e o alimentei. 8 Como te deixarei, Efraim, como te dar, Israel? Eu vou deixar você como Adma, e fazer você se parecer com Seboyim? Meu coração está em mim chateado e ao mesmo tempo minhas entranhas estão tremendo. 9Não cederei ao ardor da minha ira; não destruirei mais a Efraim, porque eu sou Deus, não o homem; no meio de ti eu sou o Santo, e não irei em ira.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sal 79)

- Que seu rosto brilhe, Senhor, e nos salve

- Que seu rosto brilhe, Senhor, e nos salve

- Pastor de Israel, ouve, tu que sentas em querubins, brilhe; desperte seu poder e venha nos salvar.

- Deus dos exércitos, vire: olhe do céu, olhe, venha visitar sua vinha, a tensão que sua mão direita plantou e que você fez vigorosa.

Evangelho (Mateus 10: 7-15)

- O Senhor esteja com você.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Mateus. 

- Glória a você, Senhor.

7 Vá proclamando que o Reino dos Céus está próximo. 8 Cura os enfermos, ressuscita os mortos, purifica os leprosos, expulsa os demônios. Você recebeu de graça; dê de graça. 9 Não adquira ouro nem prata, nem troque as cintas; 10 Nem caldeirão para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem um cajado; porque o trabalhador merece seu sustento. 11 "Na cidade ou cidade em que você entra, indague quem é digno, e fique lá até sair. 12 Quando entrar na casa, cumprimente-a. 13 Se a casa é digna, venha a tua paz para ela; Mas se não for digno, deixe a sua paz ser devolvida a você. 14E se você não for recebido e suas palavras não forem ouvidas, saia de casa ou da cidade, sacudindo o pó de seus pés. 15 Eu lhes digo a verdade: no Dia do Juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Precisamos conhecer o toque da graça de Deus

Quantos estão mortos para a graça sem conhecer um Deus que está próximo de nós, um Deus que está ao nosso lado, amando-nos!

“‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mateus 10,7-8).

Precisamos anunciar a proximidade do Reino de Deus, pois ele está ao nosso alcance, não está longe de nós nem do mundo em que estamos. É verdade que temos um mundo muito distante de Deus.

Deus é uma beleza sem igual, porque, enquanto corremos e nos afastamos d’Ele, Ele está sempre nos procurando, está sempre próximo de nós. Eu escuto pessoas reclamando: “Eu sinto Deus distante. Onde Ele está, que eu não O encontro? Não O vejo próximo de mim”.

Não é Deus quem está longe de nós, somos nós que nos afastamos d’Ele, somos nós que fazemos opções; e o nosso coração se enche das coisas deste mundo, que vai esvaziando o nosso coração, vai tirando o ardor da graça em nós. O nosso coração, realmente, afasta-se do Senhor, porque nos enchemos das coisas mundanas, por isso que a ordem de Jesus é justamente: curar as doenças que o mundo foi colocando em nós, sobretudo, as doenças emocionais.

As nossas emoções estão tocadas por uma dose exacerbada de egoísmo, orgulho, soberba, ressentimentos e mágoas. Isso vai tornando o nosso corpo, o nosso físico, a nossa mente doente e enferma. Precisamos do toque da graça de Deus para sermos curados, para ressuscitar o que está morto em nós, ressuscitar a graça de Deus que, muitas vezes, está paralisada em nossa vida.

Quantos estão mortos para a graça sem conhecer um Deus que está próximo de nós, um Deus que está ao nosso lado, amando-nos. O nosso coração, muitas vezes, está totalmente distante d’Ele. É necessário expulsar todos os demônios que estão atormentando a nossa mente, a nossa vida, sobretudo, afastando-nos da presença do Senhor.

Por fim, purificai os leprosos, purificai a nossa alma das sujeiras, das imundices e dos maus pensamentos, dos ressentimentos e das mágoas.

Purificai, Senhor, as nossas intenções daquelas maldades que vão se aninhando dentro de nós, que vão nos sujando por dentro. Às vezes, por fora, parece que estamos limpos e bonitos, mas tem muita coisa velha e estragada dentro de nós precisando ser purificada.

Aproximar-se do Reino de Deus é permitir que ele aconteça em nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL