Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gl 4,4-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei,5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 95)

— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.

Evangelho (Lc 1,39-47)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Maria traz luz para iluminar a nossa alma

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lucas 1,42-43).

Temos hoje a graça de celebrar a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Ela é a imperatriz de toda a América Latina, ela é a padroeira do nosso continente, e por isso celebramos com muito amor aquela que é a Mãe do meu Senhor e que visita o seu povo.

O Evangelho nos narra hoje Maria que vai ao encontro de Isabel, Maria que vai visitá-la, Maria que vai levar a presença do seu Filho para a casa de sua prima. Assim como Maria foi à casa de Isabel, Maria tem vindo ao encontro de todos os filhos de Deus em todos os cantos do mundo.

O nosso continente Latino-americano é muito agraciado por essa visita tão especial dos Céus através da Virgem de Guadalupe, que apareceu ao indígena Juan Diego no século XVI quando este continente estava sendo colonizado e também evangelizado.

No meio de um processo de colonização tão complicado, que trouxe tantas consequências trágicas para esse continente, a Mãe de Deus veio dizer a Juan Diego e a cada um de nós: “Não se preocupem, eu sou a vossa Mãe”. Mãe que carrega seu filho no colo, Mãe que vê as lágrimas, as dores e os sofrimentos de cada um dos seus filhos. Mãe que nos aponta a direção e o caminho do Céu. Por isso, Nossa Senhora traz nos seus olhos a face, a expressão, as dores, as alegrias e os sofrimentos de cada um de nós.

Que possamos abrir o nosso coração, porque Maria vem trazer a luz para iluminar as nossas almas

Assim como ficou nos olhos de Juan Diego a imagem da Virgem Maria, ficou também nos olhos da Virgem Maria a imagem daquele pequeno indígena tão amoroso, tão devoto e fiel a Deus.

Queremos estar nos olhos de Deus, queremos estar nos olhos e nos cuidados da Virgem Maria, a Mãe de Deus, que assim como visitou Isabel e Juan Diego, também nos visita. Não é visita de cortesia, mas de cuidado, de presença materna, de presença amorosa e fecunda do Reino de Deus no meio de nós. Ela é a Aurora Luminosa que nos traz o Salvador, seu Filho Jesus.

No tempo de graça, o tempo do Advento, que traz ao nosso coração um novo alento da presença bondosa de Deus no meio de nós, que possamos abrir o nosso coração, porque Maria vem trazer a luz para iluminar as nossas almas. Bendita aquela que vem em nome do Senhor, bendita é ela entre todas as mulheres e bendito é o fruto que do ventre dela nasceu. Salve Maria!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.