Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 3,1-10.19-20) 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.

6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, e foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”.

Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 39)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. É feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”.

— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Evangelho (Mc 1,29-39)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Conheçamos a vontade do Senhor para nossa vida

Quando nos aplicarmos em conhecer a vontade do Senhor e por onde Sua mão pode nos conduzir, vamos andar por trilhas e estradas mais seguras

“Senhor, fala que teu servo escuta!” (1Sl 3, 9). 

Hoje, vemos a narração maravilhosa da vocação do profeta Samuel. Quando olhamos para ele, aprendemos o modelo de alguém que segue Deus ou procura, em sua vida, ser um servidor de Sua Palavra.

Precisamos aprender, a cada dia, a nos colocarmos à disposição de Deus, a sermos instrumentos d’Ele para que o mundo seja melhor. Deus conta, precisa e quer cada um de nós no Seu serviço, na estrada da vida, construindo um mundo melhor!

Olhando hoje para o chamado de Samuel, quatro coisas vêm ao meu coração para que, todos os dias, possamos discernir a vontade de Deus em nossa vida.

O primeiro ponto é a docilidade de espírito. Quem quer ser de Deus precisa ser dócil, submisso, ter relação e intimidade com o Senhor, procurar escutar Sua voz que fala nos acontecimentos, na vida, nos fatos, na palavra e nas pessoas. Docilidade ao amor que nos chama, e quem ama escuta a voz do amado. A docilidade cresce quando nos colocamos em oração.

Outro ponto essencial é ter vida de oração, ter uma relação com Deus de forma amorosa, respondendo-Lhe com nossas orações. Oração na qual nos submetemos a Deus, colocamo-nos à Sua disposição, quando nós O interrogamos, questionamos e colocamos sobre Ele nossas fraquezas e nossos limites, mas falamos com Ele. Oração é saber escutar e falar com o Senhor de nossa vida!

O terceiro ponto é o discernimento. Veja, Samuel escutou a voz do Senhor, levantou-se, porém não a compreendeu e achou que era Eli quem o estava chamando. Nós, muitas vezes, podemos nos confundir, acharmos que o humano é divino, não entendermos o que o outro está falando, não entendermos que é Deus quem está nos chamando. Então, peçamos a Ele o dom do discernimento para que possamos entender onde, como e de que maneira Deus quer nos usar e falar ao nosso coração.

Quando fazemos o discernimento, colocamo-nos num outro ponto importantíssimo, que é a prontidão, que Samuel tinha de sobra em seu coração: “Fala que teu servo escuta!”. Prontidão para fazer a vontade do Senhor, para servi-Lo, para entender que Ele tem o melhor para nós.

Quando nos aplicarmos em conhecer a vontade do Senhor e por onde Sua mão pode nos conduzir, vamos andar por trilhas e estradas mais seguras. Elas podem até parecer escuras e obscuras, mas onde quer que estejamos, a mão do Senhor estará conosco!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.