Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)

Leitura do Livro de Ester.
 
Naqueles dias, 17 a rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.
17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.
 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Responsório (Sl 137)
 
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
 
— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
 
— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
 
— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!
 
Evangelho (Mt 7,7-12)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.
 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
O Senhor transforma o nosso luto em alegria!
 
Desespero não salva nem ajuda ninguém, pode até fazer as coisas piorarem, mas a oração suplicante e confiante de quem se coloca nos braços de Deus faz milagres e transforma o nosso luto em alegria.
 
”Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7, 12).
 
A Primeira Leitura da Missa de hoje nos apresenta o exemplo da rainha Ester, que, ao temer o perigo de morte que se aproximava, ela foi buscar refúgio no coração do nosso Deus, se prostrou diante do Senhor e fez uma oração fervorosa do amanhecer até que a noite chegasse. Pediu que Deus interviesse em favor do seu povo, que Ele livrasse, socorresse e ajudasse o seu povo. ”Livra-nos, Senhor, das mãos dos nossos inimigos. Transforma, Senhor, o nosso luto em alegria e as nossas dores em bem-estar” (Ester 4, 17ss).
Ester, para nós, é o exemplo da mulher intercessora, do homem intercessor, daquele que se coloca na presença de Deus e acredita que tudo pode ser mudado, tudo pode ser alcançado pela força da oração. A oração confiante não é a oração daquela pessoa que é conformista, que diz assim: ”Não, tem que ser assim, vai ser assim, não tem mais jeito!”. Não existe isso para aquele que confia em Deus! Claro que a oração, ao mesmo tempo que nos ajuda a vivermos situações que não conseguimos mudar, também movimenta o céu, movimenta o coração de Deus, por isso ela alcança milagres. Coisas que nós achamos que não têm mais jeito, eu tenho que dizer a você e ao seu coração que elas têm jeito sim [com a oração]!
Imagina, se nós que não somos pessoas tão boas, quando nossos filhos insistem muito conosco, cedemos aos pedidos deles só para nos ver livres da chateação deles. Imaginem o Nosso Pai o que não fará para mudar até coisas naturais que, muitas vezes, irão acontecer [para nos socorrer].
Como nós precisamos de intercessores nos dias de hoje! Não de intercessores desesperados, sem confiança, mas de intercessores que sejam sóbrios, confiantes, que sabem que Deus é o refúgio seguro. De intercessores que se prostrem no chão, que supliquem à mão poderosa de Deus que nos livrem dos males deste mundo, das tragédias, das desgraças. Precisamos de intercessores que supliquem a oração do livramento, porque, ao vermos coisas ruins acontecerem, nós simplesmente podemos lamentar.
Lamentamos muito, mas oramos muito também e precisamos orar mais ainda, pedir mais ainda, suplicar mais ainda a luz de Deus sobre as situações difíceis que nossa família, que a nossa casa, que nosso filho ou que algum parente esteja enfrentando. Desespero não salva nem ajuda ninguém, pode até fazer as coisas piorarem, mas a oração suplicante e confiante daquele que se coloca nos braços de Deus faz milagres e transforma coisas ruins em boas.
Que sejamos homens e mulheres da oração que movimenta o coração de Deus!
Que Deus abençoe você!
(cancaonova.com)
 
 
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.