Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 50,4-9a)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.

5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é o meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 68)

— Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

— Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram com fogo abrasador: e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

— O insulto me partiu o coração; eu esperei que alguém, de mim tivesse pena; procurei quem me aliviasse e não achei! Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre!

— Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria! Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos.

Evangelho (Mt 26,14-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Escolha o Filho de Deus como a sua única riqueza

“Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus” (Mateus 26,14-16).

E foi o fim do discipulado; foi o fim do caminho de seguimento a Jesus para Judas. Porque, a partir daí, ele procurava uma oportunidade para entregar Jesus; e não uma oportunidade para se deixar, na verdade, ser amado por Jesus.

Judas poderia ter voltado atrás; ele poderia ter experimentado a conversão, o arrependimento, a dor de ter feito aquele gesto, mas ele procurava apenas uma oportunidade para entregar Jesus. “Ele foi ter com os sumos sacerdotes”, diz a Palavra. Uma iniciativa pecaminosa de Judas. Nós sabemos que, neste tempo de Quaresma — estamos concluindo com essa Semana Santa todo tempo que vivemos de preparação —, nós experimentamos, na nossa carne, muitas tentações, mas Judas nem precisou que o diabo fosse até ele, pois ele mesmo já foi ao encontro da tentação de entregar o Filho de Deus; uma iniciativa pecaminosa.

Judas “transformou” o Filho de Deus em 30 moedas de prata. Não faça isso! Escolha Jesus para ser a sua maior riqueza!

A pior atividade comercial, que existe no mundo, são as pessoas, quando Judas também pôde vender o Filho de Deus. E, quando nós também corremos esse risco, precisamos examinar os nossos corações: será que nós também não estamos comercializando a vida das pessoas, as relações, os afetos? Estamos vendendo ou transformando alguém numa mercadoria; num objeto? Judas “transformou” o Filho de Deus em 30 moedas de prata.

Nós trocamos Jesus, muitas vezes, por coisas que duram tão pouco; que passam; e não escolhemos o Filho de Deus como a nossa única riqueza. E olha que isso vem de longe, pois, desde Adão e Eva, nós somos marqueteiros falidos. Desde Adão e Eva, estamos trocando Paraíso por inferno; abundância pela penúria; harmonia pelo caos; trocando o Filho de Deus por 30 moedas de prata. E isso tem de falar ao nosso coração; isso tem de gritar ao nosso coração, porque nós não podemos viver assim. Deus é a coisa mais preciosa da nossa vida. Jesus é o nosso maior tesouro! E nós precisamos honrá-Lo com a santidade da nossa vida. 

Então, não cheguemos à condição de Judas; não permitamos que o nosso coração chegue até à experiência de Judas. Se nós deixarmos uma pequena brecha, no nosso coração, para Misericórdia e para Graça de Deus entrar, nós poderemos também, hoje, receber o perdão de Deus; nós poderemos viver a reconciliação. Nós não precisamos colocar fim na nossa vida, assim como fez Judas. Você não precisa optar pelo suicídio, não precisa desistir da sua vida ou das pessoas, porque, se você abrir o seu coração para a graça de Deus, Ele pode transformar tudo, pois o nosso Deus é poderoso; a Misericórdia de Deus pode mudar tudo; pode mudar o destino da sua vida.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.