Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Sf 3,1-2.9-13)

Leitura da Profecia de Sofonias.

Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus.

9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas.

11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias.

12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias o liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

Evangelho (Mt 21,28-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Maria intercede por nós

Maria, hoje, quer olhar para cada um de nós e dizer: “Você não está sozinho! Não está abandonado!”

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lucas 1,42).

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Um dos grandes sinais de Deus para os nossos tempos, é a aparição da mãe de Deus na cidade de Guadalupe, a um indígena, Juan Diego. Os primeiros habitantes deste continente tomaram conta, foram eles quem desenvolveram este local, foram eles os primeiros representantes de Deus nesta terra. Depois que veio a colonização, depois que outros povos chegaram, trouxeram muitas coisas boas e belas, mas, ao mesmo tempo, provocaram muitas coisas desastrosas como a dizimação e a eliminação de tantos irmãos indígenas, os primeiros habitantes desta terra.

Quando a mãe de Deus aparece ao querido indígena Juan Dieguito para dizer: “Eu sou sua mãe!”, é para nos dar a certeza e a convicção de que, apesar dos desastres humanos, dos dissabores que tantas vezes a nossa humanidade provoca, Deus está conosco. E se há uma maneira tão singular e singela de Deus se fazer presente no meio de nós, é através da sua mãe. Foi assim na vida do próprio Jesus, Deus quis que Seu filho tivesse uma mãe. A mesma Maria que disse para Juan Diego: “Eu sou sua mãe”, disse isso tantas vezes para Jesus.

Hoje, no Céu, ela diz: “Eu sou sua mãe”, porque ela vai ser para sempre a mãe de Jesus. Uma realidade que não podemos negar é que Maria vai ser para sempre nossa mãe.

É verdade que têm filhos que assumem seu pai e sua mãe, mas há filhos que, por tantas circunstâncias, podem negar a maternidade, a paternidade, a filiação que tem com esse pai ou com essa mãe. Mas uma coisa que não podemos fazer é mudar a natureza. Na ordem da graça, na natureza divina, Deus quis restaurar todas as coisas em Cristo, e quis que Jesus, nesta terra, tivesse uma mãe.

Na primeira criação, quando tudo se perdeu, a mãe daquela criação era Eva. A própria palavra já nos diz que “Eva é a mãe de todos os viventes”. E nós somos os degradados filhos de Eva, porém, estes, que caíram também na desgraça do pecado, são novamente agraciados por Cristo, e agora têm uma mãe, chamada Maria.

A presença de Maria na vida de Juan Diego, dos povos indígenas, desse vasto continente chamado América Latina, é um sinal de esperança, consolo, proteção e vida nova. Quando tudo parecia perdido, a mãe estava dizendo: “Eu estou aqui! Eu sou sua mãe!”.

Maria, hoje, quer olhar para cada um de nós e dizer: “Você não está sozinho! Não está abandonado!”. Não somos órfãos, não precisamos sucumbir em meios às dificuldades da vida, porque no céu e na terra também temos uma mãe que é por nós!

O que Maria disse a Juan Diego está dizendo ao nosso coração: “Eu sou sua mãe!”. Eu gostaria de responder como Juan Diego, e tenho certeza que você também gostaria de responder: “Mãe, eu quero ser seu filho! Mãe, eu quero viver como seu filho! Conduz-me pela mão, pega-me no seu colo, abraça-me, cuida das minhas feridas, cura o que está machucado dentro de mim. Eu quero ser seu filho!”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.