Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 6,5-8; 7,1-5.10)

Leitura do Livro do Gênesis.

6,5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!”

8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”.

5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 28)

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

— Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

Evangelho (Mc 8,14-21)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Não entre em desespero diante dos problemas

Não transforme os problemas da sua vida em dramas, Deus é luz para qualquer situação

“Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?

É uma série de questionamentos que Jesus começa a fazer aos Seus discípulos, porque eles estão muito inquietos com aquela multidão que não tinha o que comer. O que eles tinham era somente o pão. O que fazer diante daquela situação?

Sabe aquela situação da vida em que temos pouca solução para muitos problemas? Então, acrescentamos um problema maior e acabamos caindo na perturbação. O problema dos discípulos era que ficavam logo perturbados; e quando ficamos assim, a perturbação nos leva ao desespero que não resolve nada.

Quando é que o desespero já nos ajudou a resolver alguma coisa? Ao contrário, ele nos tira a lucidez, a capacidade de reflexão, afasta-nos da fé.

Algumas pessoas acham que Deus vai ouvi-las se ficarem desesperadas, se começarem a gritar, mas, ao contrário, Deus pode nos ajudar quando confiamos mais n’Ele. Em situações difíceis e complicadas, é mais fácil ajudar uma criança que um adulto, porque a criança cede, mas se o adulto se desespera, ele entra em pavor e não sabe o que fazer.

Quando olhamos para as situações da nossa vida, sejam financeiras, econômicas ou familiares, percebemos que temos problemas, mas não podemos os transformar em dramas. Quando é que os problemas da nossa vida se tornam dramas? Quando nos desesperamos por causa deles, ou seja, estamos com os olhos fechados, não conseguimos enxergar qual é, na verdade, a origem do problema, e não vamos enxergá-los, porque o desespero não nos permite raciocinar.

Ali, só havia aquele pão. O que fazer? Primeiro, ter calma, pensar, rezar e refletir. O que fazer com pouco? Se começamos a desesperar, criamos uma agitação, um clima, e percebemos que muitas coisas na vida se tornam desastrosas por causa de pessoas que são sempre desesperadas.

Desesperar-se significa perder a esperança, perder o rumo da fé, da solução, do caminho. Deus é luz para qualquer situação. O desespero não nos aproxima de Deus, pelo contrário, aproxima-nos das trevas, porque fica tudo pavoroso, tudo se apaga dentro de nós.

É preciso acalmar, é preciso ter serenidade, ter luz para que haja sabedoria, discernimento, e assim saber o que fazer em situações que exigem de mim. Faça-se luz para encontrar luz, solução e caminho para dar a direção do que fazer.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.