Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

Evangelho (Jo 6,44-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Na Sagrada Escritura, encontramos o Cristo

A Palavra de Deus tem apenas uma missão: evangelizar e anunciar o Cristo do Gênesis ao Apocalipse

“Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco” (At 35,8).

A graça de evangelizar é dada a todos os batizados, e é missão deles evangelizar na graça, na força e no poder do Espírito. Para Deus, aquele que prega para cem mil ou um milhão é tão agraciado como aquele que prega para uma pessoa apenas. E o “apenas” aqui é redundante, porque uma pessoa vale tanto quanto um milhão de pessoas no coração de Deus!

É por isso que Deus usa de Filipe para que ele se aproxime daquele eunuco etíope, ministro da rainha da Etiópia. Ele estava em peregrinação a Jerusalém, conhecia a Sagrada Escritura, mas não sabia a interpretar, por isso Filipe se aproximou dele e perguntou: “Você compreendeu o que está lendo?”, porque ele tinha acabado de ler uma passagem do profeta Isaías. O próprio eunuco respondeu: “Mas como é que eu vou entender, se não há ninguém para me explicar?”. Felipe, iluminado pelo Espírito, cheio da graça divina, começou então a falar a ele, explicar a própria Escritura partindo de Jesus, chegando n’Ele e dando um sentido pleno para aquela passagem.

Vejam bem: é uma passagem do Antigo Testamento, é um livro do profeta Isaías, escrito há tantos anos antes de Cristo. Mas é em Cristo que toda Escritura se resume, que toda Palavra de Deus chega ao seu sentido mais pleno.

Às vezes, as pessoas perdem tempo, querem explicar as passagens da Bíblia partindo de controvérsias, de versículos que criam dificuldades; às vezes, querem explicações científicas quando a Palavra de Deus tem apenas uma missão: evangelizar e anunciar o Cristo do Gênesis ao Apocalipse. Qualquer passagem da Escritura nos remeter à pessoa de Cristo Jesus.

Quando deixamos o Espírito fazer isso em nós, quando deixamos que Ele se apodere de nós, não precisamos ser doutores, teólogos ou hermeneutas; não precisamos fazer exegese bíblica. É na simplicidade de querer evangelizar e anunciar a verdade!

Se é verdade que cada um não pode interpretar a Bíblia da sua maneira, ao seu bel-prazer e ao seu gosto pessoal, porque vão surgindo interpretações totalmente distorcidas do sentido das Escrituras, mas a evangelização direta cabe a nós, é dirigida por Deus, e é isso que Filipe está fazendo.

É por isso que o ministro da rainha da Etiópia, aquele eunuco, escuta a docilidade de Filipe que tem a Palavra de Deus e pode encontrar o Cristo nessa passagem.

Amados irmãos e irmãs, toda a Sagrada Escritura é um convite para encontrarmos o Cristo Jesus, para encontrarmos o Seu senhorio e rendermos nossa vida a Ele. Evangelize, anuncie Cristo para uma, duas, três ou para uma multidão de pessoas, mas o que nós não podemos é deixar de evangelizar!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.