Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 2,36-41)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho (Jo 20,11-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Jesus é a nossa razão de viver

 “Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo” (João 20,11).

Maria é a mulher que chora, Maria Madalena são todas as mulheres, são todos os homens que choram, porque estão em busca da razão e da alegria de viver.

Para Maria Madalena, a alegria da sua vida, a razão da sua vida se chamava Jesus. Desde que ela se encontrou com Jesus, Ele se tornou a alegria e a razão da sua vida, que foi transformada, e ela nunca mais foi a mesma mulher.

Quando Maria encontrou Jesus, toda a sua vida velha, tudo o que tinha acontecido com aquela mulher, foi transformado pelo amor misericordioso de Jesus. Por isso, quando mataram o Senhor, seu coração também foi arrasado, tomado pela tristeza, porque ela não tinha outra razão para viver a não ser Ele, por isso ela chorava e o seu coração estava amargurado e soltando lágrimas.

Por que você chora? O que tira a alegria da sua vida? Qual é a sua razão de viver? Onde você está colocando o sentido da sua existência? Se é em Jesus, em Deus, não chore. Foi isso que o anjo disse a Maria: “Mulher, por que choras?”.

E lhe pergunto: “Por que choras?” “Por que seu coração solta lágrimas?” “Por que, muitas vezes, até lágrimas de sangue estão correndo dentro de você?”.  

É Jesus quem nos consola, alegra-nos e dá-nos a razão de viver

Encontre-se com o Ressuscitado em meio às trevas e à escuridão que, muitas vezes, estão envolvendo a humanidade, a sociedade, o nosso coração e a nossa vida. Recolha-se, vá para o túmulo como foi Maria Madalena para buscar o Senhor, para encontrar o Senhor que lhe haviam roubado e matado. Ela O buscava onde Ele foi colocado.

Busque Jesus onde Ele se encontra, busque Jesus no túmulo do seu coração, busque Jesus no túmulo do seu cantinho. Encontre-se com Jesus, permita que Ele enxugue as suas lágrimas, tire toda a tristeza do seu coração e console o seu choro.

Todos nós passamos por decepções, situações amargas e complicadas da vida, em que perdemos até o alento de viver. É Jesus, entretanto, quem nos consola, alegra-nos e dá-nos a razão de viver. É Jesus quem transforma a nossa vida, como transformou o coração de Maria Madalena. Ela se encontrou com o Ressuscitado e suas lágrimas se transformaram em fé, esperança e anúncio, porque ela foi anunciar aos discípulos: “Eu encontrei o Senhor”, e contou tudo o que Ele fez no seu coração.

Por que não estamos contando tudo o que Jesus fez e faz em nossa vida? É porque ficamos no túmulo vazio sem nos encontrarmos com Ele, com a alma e o coração vazios, ou porque estamos presos à morte e não à vida.

Anunciemos que Jesus está vivo e que Ele é a nossa razão de viver.

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.