Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gl 5,1-6)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós, se vos deixardes circuncidar.

3Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado que ele está obrigado a observar toda a Lei. 4Vós que procurais a vossa justificação na Lei rompestes com Cristo, decaístes da graça. 5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118,41.43-48)

— Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

— Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes!

— Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!

— Cumprirei constantemente a vossa Lei; para sempre, eternamente a cumprirei!

— É amplo e agradável meu caminho, porque busco e pesquiso as vossas ordens.

— Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo!

— Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade.

Evangelho (Lc 11,37-41)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Quem deseja permanecer em Deus deve cuidar do coração

Nosso coração, muitas vezes, está cheio de maldades e de sentimentos errados. Contudo, quem quer permanecer puro diante de Deus deve priorizar cuidar do coração e do essencial!

“O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades’” (Lucas 11, 39).

Nós já acompanhamos muitos confrontos entre os fariseus e Jesus. Eles querem colocar o Senhor em alguma dificuldade, querem confrontá-Lo e desmerecer a pregação e o ensinamento d’Ele. Porque, na verdade, aquilo que o Senhor Jesus prega, ensina e vive é um confronto ao modo de vida deles.

Aquilo que Jesus faz e realiza provoca muitos questionamentos; e nós não gostamos de ser provocados, não gostamos de ser incomodados. Nós, muitas vezes, preferimos viver do jeito que estamos e não gostamos que ninguém questione o nosso modo de viver, de pensar e de agir. É claro que essa atitude é própria de quem tem um coração orgulhoso. Com o humilde isso é diferente, pois ele se deixa questionar, deixa-se confrontar e rever sua vida, suas atitudes e seus gestos. Se não isso está bom, ele quer melhorar e, mesmo que já esteja bem, ele quer se tornar melhor ainda. Ao passo que quem está bitolado, que quem está cego e não consegue enxergar adiante, logo fica inflamado quando é questionado pelo outro.

A questão principal dos fariseus é porque eles se preocupam com as aparências, se preocupam com o que está por fora; eles se preocupam com o copo, se este foi limpo por fora, eles se preocupam com a veste, com a roupa, com a aparência, mas não cuidam do essencial, não cuidam do coração, não cuidam da mente e da vida interior. Estão cheios de zelo na forma de viver a vida, cuidando das suas vestes, de lavar as roupas, de lavar as mãos, em tudo aquilo que fazem, mas se esquecem de lavar o interior e de purificar o coração. Nem sei se posso dizer se, de fato, eles “se esquecem disso” ou se não priorizam mesmo.

Permita-me dizer a você e a mim também: nós não podemos cair neste mal! Farisaísmo é sinônimo de hipocrisia, e hipocrisia tem o sentido justamente de ver as coisas desta forma: nós nos preocupamos com a casca e não com o essencial. Nós cuidamos, muitas vezes, de nossa aparência, nos preocupamos com isso ou com aquilo, com a forma como as pessoas se comportam, se vestem e falam; como comem, como fazem isso ou aquilo, e deixamos e nos esquivamos, muitas vezes, de cuidar do nosso interior e do nosso coração.

Devemos refletir sobre isso porque nosso coração, frequentemente, está cheio de maldades, de más intenções, de sentimentos e pensamentos errados. Quem quer permanecer puro diante de Deus deve priorizar cuidar do coração, do interior e de tudo aquilo que permanece!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.