Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (3Jo 5-8)

Leitura da Terceira Carta de São João.

5Caríssimo Gaio, é muito leal o teu proceder, agindo assim com teus irmãos, ainda que estrangeiros. 6Eles deram testemunho da tua caridade diante da Igreja. Farás bem em provê-los para a viagem de um modo digno de Deus. 7Pois, por amor do Nome, eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. 8A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 111)

— Feliz aquele que respeita o Senhor!

— Feliz aquele que respeita o Senhor!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.

— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

Evangelho (Lc 18,1-8)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A alma da oração é a perseverança

 “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir” (Lucas 18,1).

Os elementos fundamentais da oração são justamente estes: rezar sempre em todo tempo e lugar e não desistir da oração. Não é dar petição, porque a petição é um elemento àquilo que estou pedindo, mas não é a petição que é a alma da oração.

A alma da oração é a perseverança, é a oração que é vigilante, constante e, mesmo diante das adversidades,  se torna mais insistente. Por isso a parábola justamente dessa viúva que vinha procurar o juiz para pedir que ele fizesse justiça. Mas o juiz não deu nem atenção para essa viúva, como tem tantas pessoas que fazem pouco-caso com a pessoa porque é idosa, porque não significa nada.

A viúva aqui no Evangelho representava uma pessoa pobre e simples, por isso, o juiz não deu muita ‘moral’ para ela, mas ela não se conformou com o pouco-caso do juiz, ela continuou insistindo, continuou batendo à porta, continuou exigindo que se fizesse justiça com ela.

Orar sem cessar é a necessidade maior que há para todos nós, para a nossa alma e para o nosso coração

Ora, diante da insistência da mulher, esse juiz vendo que mesmo ele não sendo temente a Deus, mas para não ser mais aborrecido e perturbado, para se ver livre, ele atendeu ao pedido da viúva. Se esse juiz concedeu a essa viúva sendo injusto, imagine Deus que é justo!

A oração não atende à nossa petição, a oração atende à nossa necessidade, aqui é um elemento muito importante para nós. Sei que temos os nossos pedidos, é importante apresentá-los, mas Deus é tão bom que atende além dos nossos pedidos, Ele atende às nossas necessidades. Se tem uma necessidade que a alma tem é a de ser orante e não ser vacilante. Como nós, muitas vezes, somos em atitude e matéria de oração, busquemos essa graça!

Sei que, muitas vezes, queremos a graça da coisa alcançada, mas a coisa alcançada é ter uma alma vigilante, persistente e insistente na oração. Orar sem cessar é a necessidade maior que há para todos nós, para a nossa alma e para o nosso coração. Porque nós oramos pouco, oramos mal e não somos persistentes.

Vamos ter uma alma sempre em Deus, o justo Juiz vai estar sempre escutando o apelo da nossa prece quando aprendermos a orar com perseverança, insistência e com confiança. A viúva não confiava no juiz, mas insistiu nele, mas nós confiamos em Deus. N’Ele queremos nos manter insistentes e vigilantes na nossa vida de oração.

Deus abençoe você! 

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.