Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Sm 8,4-7.10-22a)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 4todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá, 5e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho, e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”.

6Samuel não gostou, quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor. 7O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”.

10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei 11e disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: Tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 12Fará deles chefes de mil, e de cinquenta homens, e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros.

13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos.

18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 19Porém, o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel, e disse: “Não importa! Queremos um rei, 20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”.

21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 22aMas o Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome, dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

— Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!

Evangelho (Mc 2,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.

3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.

5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.

8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?

10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Levemos as pessoas ao encontro de Jesus

Usemos a nossa fé para levar as pessoas até Jesus, para que elas levantem da paralisia em que se encontram

“Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”  (Marcos 2, 5).

Amados irmãos e irmãs, muitas pessoas se reuniam para ouvir Jesus, para estar junto d’Ele, de modo que quando Ele entrava numa casa para anunciar a Palavra de Deus, muitas vezes, estas ficavam apertadas, não cabiam todos e muitos escutavam a Palavra do lado de fora.

Como é belo reunir, em casa, a família e os amigos para escutar e anunciar a Palavra de Deus, para fazê-la acontecer! Quando nos reunimos em torno da Palavra, é o próprio Jesus quem está no meio de nós. Ele abençoa, toca, cura e liberta. A Sua Palavra de vida acontece.

As pessoas se reúnem em torno do churrasco e da cerveja – nada contra as reuniões comunitárias, elas são necessárias –, mas precisamos nos reunir em torno da Palavra. A nossa casa precisa se reunir em torno da Palavra de Deus, com os filhos e amigos. O melhor que podemos levar aos outros é a Palavra libertadora do Senhor!

Não tenha medo. Seja um homem ousado, seja uma mulher ousada. Reúna os que você ama em torno da Palavra de Deus e permita que ela produza frutos. Muitas vezes, algumas pessoas não conseguem chegar até Jesus, como o paralítico do Evangelho de hoje que não conseguia chegar até Ele. Quatro pessoas, então, o levam [até Jesus]. E como não conseguiram entrar pela porta, porque havia muitas pessoas aglutinadas, passaram por cima do telhado para levar o paralítico até Jesus.

A fé daqueles homens que carregavam o paralítico comoveu o coração de Deus. Foi pela fé daqueles homens que Jesus disse: “Os teus pecados são perdoados!”. E aquele paralítico levantou e começou a andar.

Meus irmãos, precisamos levar as pessoas ao encontro de Jesus! São muitos os que estão paralisados no meio de nós; a vida está sem gosto, sem jeito e sem rumo.

Você pode dizer: “As pessoas não tem mais fé!”. Então, usemos da nossa fé, não a deixemos esmorecer; pelo contrário, usemos dela para levar as pessoas até Jesus, para que levantem da paralisia em que se encontram.

Se pararmos para olhar ao nosso lado, quantas pessoas precisamos levar nos braços! Você pode pensar: “Eu não dou conta!”. A igreja, os irmãos e irmãs de fé precisam se unir mais, não para falar da vida dos outros, não para falar dos problemas da Igreja, mas para levar as pessoas a se encontrarem com Jesus, irem atrás de tantos que estão paralisados, precisando deste encontro pessoal com o Senhor.

Deus quer usar você, quer que sua casa e seus braços sejam instrumentos para que muitos paralíticos saiam da paralisia, louvem e glorifiquem a Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.