Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Nm 21,4-9)

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, 4Os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: 'Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável'. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: 'Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes'. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: 'Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá'. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 101)

— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
— Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

—Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor! De mim não oculteis a vossa face no dia em que estou angustiado! Inclinai o vosso ouvido para mim, ao invocar-vos atendei-me sem demora!

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória;quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos * e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

Evangelho (Jo 8,21-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.' 22Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar?

Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?' 23Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.'

25Perguntaram-lhe pois: 'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: 'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.' 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Em Deus encontramos o remédio que cura nossa alma

Olhemos para o Cristo crucificado, elevado na cruz para a nossa salvação e libertação, e encontremos n’Ele o remédio para nossa cura

“Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés” (Nm 21,4-5).

Na longa jornada que o povo fez pelo deserto, o próprio Deus os conduzia pela mão, tirando-os da escravidão do Egito e conduzindo cada dia os seus passos.

Durante o caminhar no deserto, as nuvens escuras aparecem à frente da nossa alma, do nosso coração e da nossa vista, então, tornamo-nos, muitas vezes, cegos e impacientes como aquele povo que começou a murmurar e dizer: “O que fazemos aqui? Para onde estamos indo? O que fizeram conosco?”. Aquele povo, com muita dureza no coração, sem nenhuma piedade, começou a murmurar contra Moisés e contra Deus.

O murmúrio daquele povo virou um verdadeiro veneno, porque a murmuração, a reclamação, aquela forma impaciente de lidar com a vida e com as inquietações, são um verdadeiro veneno para a nossa vida, pois trazem o esmorecimento, o desânimo, o desalento e a falta de força para caminhar. Aquele povo se perdeu no meio do caminho, caíram esmorecidos e doentes, foram picados pelas cobras, pelo veneno da murmuração e do desespero.

Deus e Moisés, de quem aquele povo tanto falou mal e reclamou, tiveram misericórdia deles [povo]. Moisés clamou ao Senhor que fizesse algo pelo seu povo. A partir disso, Deus mandou construir a serpente de bronze; todo aquele que olhava para ela ficava curado de seus males.

Não deixe a erva daninha da murmuração e da revolta crescer em seu coração, porque, de início, pode parecer apenas uma revolta, uma indignação contra Deus, mas depois isso cresce e se torna um verdadeiro veneno! Tornamo-nos desanimados, sem alento, cansados, impacientes e nada na vida presta. Começamos a reclamar de tudo e de todos, perdemos o sabor, a vida vai azedando, o azedume cresce e nos faz mal.

Se o povo pôde olhar para a serpente de bronze e encontrar a cura, hoje, nós olhamos para o Cristo crucificado, elevado na cruz para a nossa salvação e libertação, e encontramos n’Ele o remédio para a nossa cura.

Olhe para Jesus e deixe-se transpassar por Ele, pelo Seu olhar de bondade e misericórdia. Que sejamos curados de todo o veneno da amargura, do azedume e da murmuração dos outros e da nossa vida!

Não percamos o sabor de viver, não percamos a direção da vida nem o sentido do caminhar; e se estivermos assim, voltemos nosso olhar para Jesus crucificado, que é a nossa cura e libertação!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.