Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Rs 19,9a.11-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.

12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”.

15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)

— Senhor, é vossa face que eu procuro!

— Senhor, é vossa face que eu procuro!

— Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro.

— Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Mt 5,27-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.

30Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deixe-nos saber como acolher o que Deus fala conosco

Saber acolher o que vem de Deus não é simplesmente ouvir o que queremos, mas deixar que ele se forme e fale conosco

"Ainda havia um sobrando: era o filho amado dele. Ele enviou por último, pensando: "Meu filho será respeitado. Mas os lavradores disseram uns aos outros: "Este é o herdeiro, a vinha será para ele; vamos matá-lo e vamos manter a propriedade. " (Mc 12, 6-7).

O Evangelho de hoje nos aponta para o drama da rejeição. É uma parábola que seguimos com atenção suficiente e percebemos que os agricultores rejeitaram os empregados, os outros enviados e, finalmente, o filho do dono daquela vinha.

O egoísmo humano, fechado em si mesmo, apenas acolhe o que lhe convém. Quando o coração humano é egoísta, ele apenas acolhe o que está de acordo com o que ele pensa, acredita e deseja. Se ele não concorda com suas conveniências, ele rejeita e não aceita. E assim cada um está formando sua fé ou sua consciência de fé, de acordo com suas subjetividades.

Deus fala conosco muitas vezes, ou pára de falar para nós através da boca daqueles que rejeitamos, para começar com os filhos. Deus fala pelos lábios dos pequeninos, pelas bocas das pessoas mais simples, os mais pobres, aqueles que não valorizamos.

Criamos um protótipo de Deus e, por isso, criamos o protótipo de quem fala em seu nome e quem não fala. Nós só podemos aceitar o que é do Senhor se o coração estiver desarmado, remover as cercas que colocamos nele, para que ele não entre no que não queremos. O coração precisa ser desarmado no caminho da humildade, para que Deus fale com a profundidade do nosso coração, para que Ele fale no mais íntimo de nós.

Sabem como aceitar o que vem de Deus não é simplesmente ouvir o que queremos, mas deixar formanos e conversar com a gente, vamos guia é bem-vindo o que não quer ouvir, que ele está nos formando e quebrando as raízes de nosso orgulho e do nosso orgulho.

Deus fala muito, mas, muitas vezes, ouvimos pouco, porque só ouvimos o que queremos.

Deus te abençoe!

Padre Roger Araújo - Padre da Comunidade New Song, jornalista e colaborador da New Song Page. Contato:  padrerogercn@gmail.com  - Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios