Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gl 4,22-24.26-27.31-5,1)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 4,22está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do perto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 112)

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! Senhor está cima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria do Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Encontramos em Jesus o caminho certo para a nossa vida

Deixemo-nos converter por Jesus, pois Ele nos indica o caminho no qual devemos andar

“Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração” (Lucas 11,30).

Você sabe da importância que Jonas, o profeta, teve para o povo de Nínive: ele foi um sinal para que aquele povo não se perdesse por causa dos seus pecados. O sinal é a seta para dizer: “Vocês estão indo para um caminho errado”. E Deus quer nos conduzir para o caminho certo.

Jonas, pela penitência, levou o povo a se arrepender dos seus pecados, a mudar de vida, e aquele povo foi agraciado.

Não precisamos de nenhum outro sinal, a não ser o de Jesus no meio de nós. O Senhor mesmo está nos apontando tantas vezes e em tantas situações onde estamos nos perdendo, onde estamos nos distanciando e indo para o caminho errado.

Muitas vezes, caímos no buraco, batemos a cabeça, perdemos a vida, porque não olhamos as setas nas estradas. Temos uma seta, mas Ele não é somente uma seta, Ele é também o caminho por onde devemos andar, é a verdade que precisamos ouvir e viver. Estamos, muitas vezes, nos perguntando: “Meu Deus, o que vou fazer com a minha vida diante da situação que estou passando? Dê-me um sinal”.  O sinal está aí, é ouvir Jesus, é primeiro dar atenção à Sua Palavra, ao Seu Evangelho, que é um convite constante a um arrependimento, a uma conversão.

Não há mudança na nossa vida, não alcançaremos graça nenhuma, na nossa vida verdadeira, se não buscarmos uma conversão diária. Não há graça maior do que nos convertermos a cada dia, abrirmos a mente e o coração para entender que, muitas vezes, estamos em caminhos errados, e, assim, encontrarmos em Jesus o caminho e a direção certa para a nossa vida.

Deixemo-nos converter por Jesus, olhemos para Ele, prestemos atenção, pois Ele nos indica o caminho, Ele mesmo é o caminho no qual devemos andar.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios