Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Nm 24,2-7.15-17a)

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.

5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas.

7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”.

15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.

17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 24)

— Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

— Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Evangelho (Mt 21,23-27)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”

24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”

Eles refletiam entre si: “Se dissermos do céu, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Só quem se abre à verdade toma o caminho correto

Só quem se abre à verdade toma o caminho correto. Se quisermos crescer na fé e no conhecimento de Deus não tenhamos medo da verdade, que nos edifica, ilumina e liberta.

Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” (Mateus 21, 25).

Amados irmãos e irmãs, a Palavra de Deus hoje nos mostra Jesus sendo questionado pelos sumos sacerdotes e anciãos do povo sobre a origem da Sua autoridade. Eles O questionam com que autoridade Ele falava e fazia Seus milagres.

As obras falam por si, as obras de Jesus demonstram quem Ele é! E de forma muito sábia e astuta (no melhor sentido da palavra), o Senhor responde a eles com a mesma pergunta: “Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” (Mateus 21, 25).

É verdade que eles não queriam refletir sobre isso com profundidade, não queriam reconhecer o batismo de João, não queriam reconhecer aquilo que ele fazia; mas ao mesmo tempo não queriam negar aquilo que ele [João] fazia para não serem malvistos pelo povo. Uma vez que eles também não queriam responder com propriedade de onde vinha a autoridade de João, Jesus também não podia lhes dizer de onde vinha a Sua autoridade.

Hoje nós queremos olhar para essas palavras do Senhor e para o questionamento que é feito a Ele de modo a pedirmos a Ele o discernimento e a sabedoria, porque o que faltou a eles, aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, foi uma verdadeira abertura para o discernimento e para o reconhecimento de onde vinha a autoridade de Jesus.

Muitas vezes, nós queremos ter discernimento para tomar o melhor caminho e para poder acertar na vida. A primeira necessidade, para quem quer conhecer o caminho correto a ser tomado, é estar aberto para a verdade, ainda que essa verdade incomode, ainda que essa verdade venha mexer em suas estruturas. No entanto, ninguém chega ao discernimento correto e verdadeiro a ser feito na vida se não for iluminado pela luz da verdade.

Desculpe-me, mas a verdade é que as autoridades da época de Jesus não queriam conhecer a verdade, queriam apenas questioná-Lo; o que temiam, na verdade, era o medo de serem incomodados e confrontados. Da mesma forma, nós, muitas vezes, não gostamos de ser incomodados, nós gostamos de questionar os outros, perguntar aos outros, nós gostamos de ver a vida dos outros, mas nós tememos que a verdade nos incomode, que a verdade doa para nós.

Contudo, se quisermos crescer na fé e no conhecimento de Deus e que a luz de Jesus se aposse de nós e dê sentido à nossa vida, não tenhamos medo da verdade, pelo contrário, deixemo-nos ser conduzidos por ela. Por mais dura que esta seja, é melhor do que qualquer doce ilusão ou doce mentira.

A verdade nos edifica! E não confunda verdade com a expressão: “a minha verdade”, com aquilo que você acha que é verdade. A única verdade é Jesus, só Ele pode iluminar as profundezas do nosso coração para que nos conheçamos do jeito que realmente somos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.