Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 55,10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la. (Is 55,10-11)

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

— O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia.

— O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.

— Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

Evangelho (Mt 6,7-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Orações não são apenas palavras ditas

Orações não são apenas palavras ditas, mas comprometimento com aquilo que falamos com Deus

“Se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará” (Mt 6,14).

No caminho quaresmal ou no caminho da nossa vida rumo à eternidade, algumas etapas precisam ser percorridas e vividas com muita intensidade. O caminho da oração vai estar sempre à nossa frente. Eu preciso dizer a você, com toda sinceridade, que rezar não é tão simples, não é tão fácil.

Todos nós queremos e sabemos que precisamos da oração para cultivar nossa relação com Deus. Às vezes, acostumamo-nos com a oração decorada, com a oração que está escrita em um papel ou assim por diante. É uma forma, sim, de rezar, de falar com Deus, mas como nós precisamos crescer na nossa forma de relacionarmos com Deus!

Precisamos sair das formalidades para entrarmos na relação íntima e pessoal com Deus. Primeira coisa é chamá-Lo de Pai, tratá-Lo como tal, tê-Lo como Pai, relacionar-se com Ele dessa forma. Quem tem pai ou a ausência dele, sabe a importância que ele tem, e Deus é Pai.

Às vezes, vejo tantas orações dirigidas a santos, feitas para atender essa ou aquela particularidade da vida! Mas oração, assim como Jesus nos ensinou, é aquela que, em primeiro lugar, nos coloca em comunhão com o Pai, que nos leva a chamar Deus de nosso Pai e invocarmos Sua presença no meio de nós, construir o Seu reino no meio de nós.

A oração é exigente, porque oração compromete a vida e o coração. Oração é pedido, é súplica, “que venha o vosso reino, que seja feita a vossa vontade”, que o Teu nome seja santificado. Oração é colocar as nossas necessidades ao Senhor, para que Ele nos dê o pão de cada dia. Oração é perdão e cura do coração, oração é pedido de perdão: “Perdoa, Senhor, as nossas ofensas”; é também disposição de perdoar, “assim como nós perdoamos, Senhor, a quem nos tem ofendido”.

Desculpe-me, mas se eu não perdoar de todo coração quem me ofendeu, quem me machucou, não vou alcançar o perdão e a misericórdia de Deus. Então, oração não é apenas uma palavra dita, mas comprometimento com aquilo que nós oramos, com aquilo que falamos com Deus. “Meu pai, não nos deixe sucumbir à tentação, elas nos acompanharão por toda a vida, mas o que vai nos ajudar a permanecer firmes na fé, em pé, é a graça de Deus buscada na oração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.