Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 16,1-10)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.

4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.

7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 99)

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Jo 15,18-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Pertencemos ao Reino de Deus

 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence” (João 15,18-19).

Quando Jesus está se referindo ao mundo, é a este mundão marcado pelo paganismo, pelos prazeres e atrativos; e este mundo, é óbvio, não gosta daquilo que é de Deus, porque prefere viver de mentiras, ilusões, enganos e aparências.

O Reino de Deus vive da verdade e da libertação que nos conduz à verdadeira liberdade. O Reino de Deus consiste em amor, justiça e fraternidade, e esse mundo não gosta do que é fraterno, não gosta do que é amor. Esse mundo gosta de nos conduzir para o individualismo, é cada um por si e Deus por todos. Mas esse não é o Reino de Deus.

O mundo quer Deus, a Igreja e as pessoas, todos vivendo a mentalidade mundana, e é onde nos iludimos e nos enganamos. Não podemos inverter a ordem das coisas, porque o mundo precisa se submeter a Deus e não Deus se submeter ao mundo. O mundão tem que se converter para Deus, e não nós, que somos de Deus, nos convertermos para a mentalidade mundana.

Não somos do ódio, das brigas nem das confusões; somos do Reino de Deus

Precisamos viver Deus em nós, porque se o mundo está gostando de nós, é porque vivemos uma vida mundana. O mundo gosta daquilo que lhe pertence, mas não pertencemos a ele. Pertencemos ao Reino de Deus.

Muitos não gostarão de nós, falarão mal de nós, mas não faremos a mesma coisa, porque não somos do ódio, das brigas nem das confusões; somos do Reino de Deus, somos de brigar pela nossa alma, para que ela tenha serenidade, paz e viva na verdade. Somos de brigar para que a nossa alma não se iluda com as confusões do mundo nem com todas as ilusões da sociedade.

O mundo odeia aquilo que é de Deus, porque, primeiro, odiaram o nosso Mestre, até Lhe tiraram a vida e O perseguiram. Então, não nos sintamos os menores, os piores nem criemos complexos pela forma como o mundo nos olha.

Olhamos o mundo ou as pessoas do mundo de forma diferente. O mundo com seus pecados, erros e ilusões, nós desprezamos; as pessoas nós amamos, porque elas pertencem a Deus. Quanto a nós, coloquemo-nos em penitência, em vigilância, em espírito de permanente cuidado para não cairmos novamente nas ilusões e seduções do mundo.

O mundo nos odeia, mas não retribuímos com ódio, retribuímos com amor. O mundo nos ofende, mas retribuímos com o perdão. O mundo não acolhe, mas acolhemos todas as pessoas, porque o Reino de Deus é para todos.

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.