Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Rs 21,1-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naquele tempo, 1Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”.

3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada.

5Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”.

7Então sua mulher Jezabel disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”.

8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que deem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e ape­drejai-o até que morra”.

11Os homens da cidade, an­ciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembleia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas.

14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 5)

— Atendei o meu gemido, ó Senhor!

— Atendei o meu gemido, ó Senhor!

— Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido! Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor!

— Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mal morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.

— Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.

Evangelho (Mt 5,38-42)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A vingança é um sentimento que não vem de Deus!

A vingança não é de Deus, ela não faz bem ao coração humano; pelo contrário, ela maltrata e escraviza.

“Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!” (Mateus 5, 38).

A lógica do Evangelho do coração de Jesus não é a lógica humana do “olho por olho”, “dente por dente”. Assim, se alguém lhe fizer um mal, você não pode retribuir esse mal; se alguém lhe roubou alguma coisa, isso não lhe dá o direito de roubar algo dela. Da mesma forma, se alguém o machucou, você não pode machucá-lo também. A vingança não é de Deus, ela não faz bem ao coração humano; pelo contrário, a vingança maltrata, escraviza e, muitas vezes, transforma um elemento negativo em outro pior como o rancor, ódio e o ressentimento.

A Palavra de Deus nos diz: não enfrente quem é malvado para não se tornar também malvado como ele. Se alguém lhe fizer mal e você lhe der também o mal de volta, você se tornará maldoso também. Em outras palavras, você não pode se rebaixar.

O mal é um elemento terrível, é diabólico e infernal. Você não pode descer ao inferno, não pode descer àquilo que há de pior no ser humano, que é fazer mal a outra pessoa. Então, se alguém o prejudicou, não devolva com a mesma moeda. Se alguém lhe bater na face direita, ofereça a esquerda. Não que você seja bobo, que tenha “sangue de barata” ou deva permitir que as pessoas pisem em você, mas sim porque você se quer muito bem, quer bem a sua saúde e a sua paz interior. E se há algo que tira a sua paz interior é todo e qualquer sentimento de vingança.

O que você precisa é se purificar do mal que o outro lançou sobre você; o que é uma grandeza evangélica, um sentimento de quem tem o coração purificado pelo amor divino, pelo amor que veio do coração de Deus.

Se você alimenta o ódio e o ressentimento dentro do seu coração, se leva sentimentos de vingança, ainda que seja vingança mental, permita-se, hoje, ser purificado pela Palavra de Deus, que tira do nosso coração tudo aquilo que é maligno!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Facebook Twitter

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.