Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Zc 2,14-17)

Leitura do Profeta Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.

16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém.17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Lc 1,46-55)

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

— Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome!

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A exemplo de Maria, aprendamos a nos entregar a Deus

Maria é sinal de entrega, de escolha e doação, do ser todo de Deus. Maria é aquela que, acima de tudo, busca fazer a vontade do Pai

“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”(Mateus 12, 50). 

Amados, em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, hoje, celebramos a Mãe de Jesus. Ela não é Mãe somente por excelência, por devoção ou adoção, mas Mãe da humanidade de Cristo. Como não separamos a humanidade da divindade de Jesus, ainda que a divindade seja eterna por excelência, Maria é a mãe do Cristo todo. De fato, Maria entregou todo seu ser a Deus, para que, ao ser habitada, o Cristo saísse dela para ser o Senhor de toda a humanidade.

Maria é um sinal para todos os tempos! É sinal de entrega, escolha e doação, do ser todo de Deus. Maria é aquela que, acima de tudo, busca fazer a vontade do Pai.

Jesus não está exaltando aquela que é apenas Sua Mãe por uma escolha, mas porque ela correspondeu na vida, nos atos, em tudo aquilo que foi sua vida, a essa escolha do Pai.

Se pudermos dar um nome a Virgem Maria, esse nome é ‘vontade de Deus’. Ela foi toda voltada para a vontade do Pai. Você pode perguntar: “Ela não teve vontade própria?”. Ela converteu, convergiu, entregou sua vontade para que se unisse à vontade de Deus. Por isso, foi uma mulher plena, realizada, uma mulher feliz, e para nós é sinal de realização, felicidade e busca da vontade de Deus.

Maria é a mulher que se entrega inteiramente para Deus sem reservas. Precisamos, cada dia mais, aprender com ela a nos entregar a Ele, a não termos medo nem dúvidas de que nos entregando à vontade de Deus a nossa vontade se plenifica!

Como vou fazer? Não vou ter vontade própria? Vamos cuidar, porque, muitas vezes, nossas vontades próprias são recheadas de orgulho, egoísmo, vaidade, falsas pretensões humanas. Muitas vezes, nossa vontade própria nos conduz ao caminho errado, faz-nos tropeçar pelo caminho. Não é achar que Deus vai fazer de nós robôs ou bonecos. Ele leva em conta nossa inteligência, nossa sabedoria e capacidade de escolha. Na verdade, ele está dizendo que, em tudo que fizermos, se unirmos nossa vontade com a d’Ele, a bênção e a graça estarão nos acompanhando.

Que Maria, aquela que é toda cheia de graça, porque aceitou a vontade de Deus, ensine-nos, a cada dia, a vivermos nossa vontade unida à vontade de Deus!

Que Deus seja sempre mais em nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.