Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Zc 2,14-17)

Leitura do Profeta Zacarias.

14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Lc 1,46-55)

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

— Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome!

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Realizemos em nós a vontade do Pai

 “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12,49-50).

Hoje, celebramos com muito amor e devoção no coração, o dia de Nossa Senhora do Carmo. Essa festa tem uma importância singular para a Igreja porque nos remete ao Monte Carmelo, onde Nossa Senhora apareceu no século XIII a São Simão Stock.

Foi a São Simão que Nossa Senhora confiou o escapulário que, muitos de nós, devotamente, usamos. Outros usam por superstição. É importante lembrar que a superstição é um engano e uma ilusão, enquanto que a devoção molda o coração para que ele seja de Deus.

É importante dizer que foi no alto da montanha que Elias se encontrou com Deus. Foi no alto dessa montanha que São Simão Stock se encontrou com Deus e Nossa Senhora o visitou.

O importante para todos nós é subirmos a esse monte que é Cristo Jesus, para nos encontrarmos com Ele. Essa é a vontade do Pai. Não basta, justamente, ser parente de Jesus, ser a mãe d’Ele, se não realizamos em nós a vontade do Pai que está nos Céus. Jesus veio até nós para nos ensinar o caminho da vontade do Pai: a santidade.

Hoje, celebramos justamente a santidade da Bem-aventurada, a sempre Virgem Maria. Nossa Senhora do Carmo não quer simplesmente que usemos escapulários, objetos de devoções, medalhas, crucifixos, o terço, mas esses objetos devem nos conduzir ao sentimento de amor, devoção e piedade filial a Deus Nosso Pai.

Jesus veio até nós para nos ensinar o caminho da vontade do Pai: a santidade

Todos esses sacramentais de salvação devem ser para nós caminho e instrumento de conversão e mudança de vida, porque as aparências podem enganar, e não podemos usar as coisas por engano e ilusão nem nos tornarmos canais da ilusão e do engano para ninguém.

Que, hoje, todos nós nos tornemos um escapulário vivo da graça de Deus, permitindo que a Palavra de Deus entrando em nós, nos converta para Cristo Jesus e para a vontade do Pai.

Que elevemos a Deus os nossos pensamentos, que rebaixemos o nosso ser pelo caminho e via da humildade, para que a santidade de Deus transpareça em nossos atos e ações. Assim, também seremos como Maria, da família de Jesus, porque realizamos em nós a vontade do Pai.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.