Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Tm 2,1-8)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 1antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens; 2pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda a piedade e dignidade. 3Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador; 4ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6que se entregou em resgate por todos. Este é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, 7e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo e – falo a verdade, não minto –, mestre das nações pagãs na fé e na verdade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 27)

— Bendito seja o Senhor, porque ouviu o clamor da minha súplica!

— Bendito seja o Senhor, porque ouviu o clamor da minha súplica!

— Escutai o meu clamor, a minha súplica, quando eu grito para vós; quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos para o vosso santuário.

— Minha força e escudo é o Senhor, meu coração nele confia. Ele ajudou-me e alegrou meu coração; eu canto em festa o seu louvor.

— O Senhor é a fortaleza do seu povo e a salvação do seu Ungido. Salvai o vosso povo e libertai-o; abençoai a vossa herança! Sede vós o seu pastor e o seu guia pelos séculos eternos!

Evangelho (Lc 7,1-10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.

6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz’”.

9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Palavra do Senhor ordena todas as coisas

 “Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado” (Lucas 7,7).

Veja que esse oficial romano tinha o seu empregado doente. Ele recorreu a Jesus para que Este fizesse algo pelo seu empregado que estava enfermo.

Eu quero louvar a atitude de humildade desse homem, a solicitude, o amor, a generosidade dele ao se preocupar com o seu empregado. Eu quero, acima de tudo, exaltar a confiança que ele tinha na Palavra de Jesus, porque ele sabia que bastava uma palavra do Senhor para que o seu empregado fosse restabelecido.

Esse oficial romano tinha muito poder, ele mandava nas suas tropas, ele mandava na organização do exército, mas ele não tinha poder sobre a alma, ele não tinha poder sobre o espírito, não tinha poder sobre a salvação. Só Jesus tem poder, só a Palavra poderosa de Jesus é capaz de fazer novas todas as coisas.

A Palavra de Jesus muda toda a nossa vida e transforma toda a nossa realidade. Como precisamos prestar atenção na Palavra do Senhor! Precisamos deixar que ela penetre nossa vida e ordene tudo aquilo que somos, tudo aquilo que realizamos.

O servo, quando é atento ao seu senhor, prontamente responde à voz dele. Se o senhor diz “não vai”, ele não vai. Se o senhor diz “vem”, ele vem. Somos servos do Senhor! Quando temos sintonia com Ele, Sua Palavra nos direciona e orienta a nossa vida.

Precisamos deixar que a Palavra do Senhor penetre a nossa vida e ordene tudo aquilo que somos

Precisamos nos tornar bons e verdadeiros servos da Palavra de Deus, permitir que ela, de fato, ordene a nossa vida, coordene as nossas atividades e tudo aquilo que realizamos.

Precisamos entrar na sintonia da Palavra, pois só quem vive a vida no Espírito é dirigido por ela. Voltemo-nos, de todo o nosso coração, para a Palavra do Senhor, a fim de que ela coloque em ordem tudo aquilo que está dentro de nós como nossas emoções, nossos sentimentos e afetos.

Precisamos colocar as coisas dentro do nosso coração em ordem. Precisamos colocar em ordem a nossa têmpera, e basta uma Palavra do Senhor para que as coisas se ordenem. Precisamos entrar na sintonia da Palavra, estar em comunhão com ela. Precisamos levar a vida em Deus para que a Palavra d’Ele exerça força, poder, domínio e ordenamento em nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.