Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jl 2,12-18)

Leitura da Profecia de Joel:

12“Agora, portanto, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai a trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 50)

— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa!

— Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!

Segunda Leitura (2Cor 5,20–6,2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 20Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.

21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Precisamos exercer o amor caridade

 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles” (Mateus 6,1).

Na sociedade das aparências, que é o mundo em que vivemos, muitas vezes nos preocupamos com aquilo que é aparente, e não com aquilo que é real, essencial e verdadeiro. Por isso, iniciando este tempo da graça, que é o Tempo Quaresmal, somos chamados por Deus a nos despirmos de todas as nossas máscaras e fantasias, a nos despirmos de tudo aquilo que não é autêntico em nossa vida para nos purificarmos pela graça de Deus.

Como está nos dizendo a profecia de Joel, o importante não é alguém rasgar as suas vestes, mas rasgar o coração, dilatá-lo na presença de Deus, para que este coração seja renovado e purificado pelo amor divino.

Aquele que se relaciona com Deus relaciona-se por via da oração verdadeira e autêntica, aquela oração que é feita no segredo. Sim, fazemos muitas orações que são públicas, e elas têm seu valor, mas a oração que agrada a Deus é aquela em que nos retiramos para o nosso interior, para o nosso quarto, o nosso cantinho, onde estamos só nós e Deus. Precisamos, mais do que nunca, caprichar na oração pessoal, na oração em que nos colocamos na presença do Senhor Nosso Deus.

O amor caridade não é o amor a quem escolhemos amar, mas, com o Espírito de Cristo, amarmos a todos cuidando

Precisamos corrigir muitas coisas em nós, por isso a penitência é um caminho de conversão nas próprias más inclinações que temos dentro de nós, nos pensamentos, nos sentimentos; e uma das penitências com certeza recomendadas é o jejum.

Não façamos jejum para fazer propaganda, não façamos jejum para engrandecer, façamos jejum para nos penitenciarmos e, sobretudo neste tempo, para exercermos o autodomínio e o autocontrole. Como precisamos da prática do jejum! Precisamos alcançar os frutos do jejum na vida. A disciplina na língua, no olhar; a disciplina dos ouvidos, dos sentimentos, dos afetos. Por isso, o jejum deve ser cada vez mais um elemento purificador da nossa alma e dos nossos sentidos.

Ao nosso lado estão os irmãos que precisam de nós, e nós precisamos cuidar uns dos outros, a começar pelos que estão mais próximos, na nossa convivência e na nossa família. Mas ao nosso lado existem muitas pessoas sofrendo, padecendo, e precisamos exercer o amor caridade, que é o amor cuidado, amor responsabilidade, que não é o amor a quem escolhemos amar, mas com o Espírito de Cristo amarmos a todos cuidando.

A esmola é uma expressão da caridade que significa: cuidar daquilo que o outro precisa, mas não é aquela esmola onde damos alguma coisa que sobrou, que não queremos mais, onde queremos nos livrar da pessoa. Precisamos nos converter para saber cuidar das dores e dos sofrimentos dos nossos irmãos.

Que, neste Tempo Quaresmal, Deus rasgue o nosso coração para que a Sua graça nos converta. Uma boa e santa Quaresma a todos nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.