Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Rs 11,1-4.9-18.20)

Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país.

4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta, e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei.

9Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado, como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: “Viva o rei!”

13Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele, e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: “Traição! Traição!” 15Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: “Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada”. Pois o sacerdote havia dito: “Não seja morta dentro do templo do Senhor”.

16Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até o palácio, e ali foi morta. 17Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Todo o povo do país dirigiu-se depois ao Templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 131)

— O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.

— O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho (Mt 6,19-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Purifiquemos nosso olhar

Que nosso olhar não perca a direção do céu, porque é para lá que queremos juntar o nosso tesouro

“O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado” (Mateus 6,22).

Quem quer caminhar na luz de Deus e ser iluminado por Sua graça precisa deixar que todo o corpo caminhe também na luz, porque achamos que quem comanda o nosso proceder e as nossas ações é o nosso cérebro, e é verdade que ele comanda, dá voz, mas ele só comanda e direciona aquilo pelo qual é iluminado.

Quem traz direção à nossa cabeça e mente são os nossos olhos! Eles são como faróis que captam e iluminam, sobretudo veem o que está à frente. Os olhos trazem para dentro de nós o que alimentamos, desejamos e queremos. Nosso olhar cobiça o que é bom e o que é ruim, aceita ou rejeita as coisas, pessoas ou situações.

A cada dia, precisamos trazer muita luz para nosso olhar, para que o nosso olho seja puro e não conduzido pela cobiça interior.

Só cobiçamos aquilo que vemos e permitimos a nossos olhos desejarem. Se desejávamos, um dia, ter um “fusquinha” e trabalhamos, lutamos para tê-lo, maravilhoso!, pois nosso olhar se volta para ele, para cuidar dele. Mas se nosso olhar é cobiçoso, vamos olhar o “carrão” que o vizinho tem ou aquele que a loja nos oferece, principalmente as propagandas daquilo que o mercado coloca aos seus olhos. Então, começaremos a desprezar o pobre fusquinha e a cobiçar o que é maior para nós.

Um dia, você amou uma pessoa e só tinha olhos para ela, mas quando deixou seu olhar se desviar de um lado para outro, começou a cobiçar outras coisas, levar para o seu cérebro e coração aquilo que está desejando.

Isso vale para todas as situações de nossa vida: nosso olhar tem de ser reto, disciplinado, simples e modesto. Tem de ser o olhar da humildade, porque traz humildade ao nosso coração. É o nosso olhar que vai nos ajudar a juntar os verdadeiros tesouros para essa vida, vai cobiçar as virtudes e até mesmo os vícios que vamos cultivar. O nosso olhar nos mantêm acesos por onde queremos caminhar!

Que nosso olhar interior seja iluminado e purificado, para que não gastemos nem desgastemos toda uma vida para juntar ouro nessa terra, onde a traça a ferrugem vão corroer. Que nosso olhar não perca a direção do céu, porque é para lá que queremos juntar o nosso tesouro!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.