Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Tm 3,1-13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 1eis uma palavra verdadeira: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. 2Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3Não deve ser dado a bebidas nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. 4Deve saber governar bem sua casa, educar os filhos na obediência e castidade. 5Pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus? 6Não pode ser um recém-convertido para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. 7Importa também que goze de boa consideração da parte dos de fora para que não se exponha à infâmia e caia nas armadilhas do diabo. 8Do mesmo modo os diáconos devem ser pessoas de respeito, homens de palavra, não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso. 9Possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa. 10Antes de receber o cargo sejam examinados; se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério. 11Também as mulheres devem ser honradas sem difamação mas sóbrias e fiéis em tudo. 12Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa. 13Pois os que exercem bem o ministério, recebem uma posição de estima e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 100)

— Viverei na pureza do meu coração!

— Viverei na pureza do meu coração!

— Eu quero cantar o amor e a justiça, cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! Desejo trilhar o caminho do bem, mas quando vireis até mim, ó Senhor?

— Viverei na pureza do meu coração, no meio de toda a minha família. Diante dos olhos eu nunca terei qualquer coisa má, injustiça ou pecado.

— Farei que se cale diante de mim quem é falso e às ocultas difama seu próximo; o coração orgulhoso, o olhar arrogante não vou suportar e não quero nem ver.

— Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; que eles estejam bem perto de mim! Aquele que vive fazendo o bem será meu ministro, será meu amigo.

Evangelho (Lc 7,11-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”

14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Mães, entreguem seus filhos ao Senhor

 “Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: ‘Não chores!’” (Lucas 7,12-13).

Jesus se move de compaixão, enche-se de compaixão pela dor e pelo sofrimento do outro. Às vezes, olhamos para Jesus e admiramos os milagres que Ele realiza. Na verdade, precisamos do milagre da compaixão na nossa vida, porque, ao nosso lado, há muitas pessoas chorando e sofrendo, há, sobretudo, mães que estão passando por dores terríveis da alma, do coração, mães que sofrem pelos seus filhos, mães que sofrem com as dores e enfermidades para poder criar a própria família.

Há dores que não há nome e explicação, há dores que vão no fundo do peito e da alma, que levam as mães a chorarem sozinhas, e não há quem as console; não há quem se volte, não há quem preste atenção. Pois é sempre a mãe que consola a todos, que fortalece a todos, mas quem pode dar forças para elas?

É Jesus quem olha para essa mãe do Evangelho, porque já era viúva e estava  naquele cortejo levando seu único filho para ser enterrado. A expressão de Jesus é se mover de compaixão, e a ordem d’Ele é: “Não chores”, em outras palavras: “Eu estou contigo”.

Se você sofre e chora por causa dos seus filhos, entregue-os a Jesus

Eu queria olhar para a face de cada mãe, de cada mulher, eu queria olhar para a face de cada sofredor, cada irmão que sofre tantas angústias, perdas, tantas dores terríveis deste mundo e dizer: “Não chores. O Senhor está contigo”.

Jesus tocou no caixão e aqueles que o carregavam, pararam. Jesus quer tocar mais do que no caixão, Ele quer tocar em tudo aquilo que está paralisando a nossa vida, está causando dor, sofrimento e dizer: “Não chores. Quero que você saia da sua dor e do seu sofrimento. Eu estou sofrendo contigo. Estou ao seu lado”.

Se você sofre e chora por causa dos seus filhos, entregue-os a Jesus. Deixe o seu filho de colo, o filho que você está amamentando, o seu filho que já é um rapaz, que já é uma moça. Entregue os seus filhos a Jesus, entregue as suas lágrimas a Ele, confie, de verdade, cada dia da sua vida aos cuidados de Jesus. Ele não te quer desesperada, temerosa, mas Ele quer que você seja, de fato, uma mulher de fé, que coloque n’Ele toda a sua confiança e esperança.

Quem cuida das suas lágrimas é o Senhor Jesus. Só Ele sabe o tamanho da sua dor e tudo aquilo que causa preocupação, medo ou incômodo, por isso, entregue tudo no coração de Jesus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.