Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 49,2.8-10)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 2Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?

10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Mt 1,1-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Submeta a sua história de vida ao senhorio de Deus

 “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).

Começamos a nossa preparação próxima para o Natal de Jesus, para celebrarmos a primeira vinda do Senhor entre nós. Dentro de uma semana, nosso coração será tomado pelo júbilo de celebrarmos o nascimento do Divino Salvador. Por isso, a Liturgia nos coloca mais próximos, mais perto desses acontecimentos importantíssimos para a nossa salvação.

O Evangelho que Mateus, hoje, nos apresenta, nos traz a genealogia de Jesus, nos apresenta a origem humana de Jesus, a Sua linhagem, a Sua descendência. Ele entrou na história para transformar a história, mas a Sua história acontece por meio de uma linha histórica. Quando o evangelista nos traz a origem de Jesus, a Sua origem humana, não é somente para mencionar aqueles que antecederam o Senhor, é para nos mostrar que nós fazemos parte de uma história, somos a continuidade de uma história, e toda a história humana começou no coração de Deus.

Permita Deus intervir na sua história, permita Deus intervir nos acontecimentos da sua própria vida

Ainda que, ao longo do tempo, essa história tenha sido desviada e transviada pelo pecado, em Deus a história humana é sempre resgatada. Por isso, os homens de Deus, apresentados aqui na genealogia de Jesus, desde Abraão, de Isaque, de Jacó, de Davi e tantos outros, nos mostram o quanto Deus vai intervindo na história para mudar a história humana, para conduzir a história humana para a sua origem divina, a origem da graça.

Permita Deus intervir na sua história, permita Deus intervir nos acontecimentos da sua própria vida. Nós, muitas vezes, olhamos no “retrovisor” dos nossos antepassados e vemos que têm muitas histórias belas dos nossos avós, dos nossos bisavós, mas pode ser que encontremos também, na nossa genealogia de vida, histórias negativas ou tristes, fatos ou acontecimentos; e precisamos assumir a nossa história como Cristo assumiu a história da humanidade e assumiu a Sua própria história. Jesus assume também a nossa vida para transformá-la, curá-la, para dar direção à nossa vida. Ele  veio à nossa humanidade para transformar a raça humana, é preciso que nós permitamos que Cristo entre na história da nossa família, da nossa casa e da nossa descendência!

Precisamos realmente buscar em Cristo a bênção para os nossos, não importa em que ponto se encontra a nossa vida, mas é preciso submetê-la ao senhorio de Jesus. Ele não veio apenas para ser um homem Deus, Deus homem presente no meio da humanidade, Ele veio, entrou no seio de uma família (José e Maria), para entrar no seio de todas as famílias humanas, para fazer parte da família humana sendo também humano. Por isso, Ele compreende a nossa humanidade, Ele santifica, renova, purifica, liberta e transforma. É preciso que a nossa história seja submetida ao senhorio de Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.