Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 49,2.8-10)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 2Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?

10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Mt 1,1-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A graça de Deus santifica a história de nossa família

Devemos fazer com que a graça que recebemos santifique a nossa história e a nossa vida

“Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).

Entramos na semana de preparação para o Natal de Jesus Cristo, e a liturgia nos conduz cada vez mais para estarmos próximos da celebração deste grande mistério da nossa vida e da nossa fé: a encarnação de Deus no meio de nós.

A própria liturgia de hoje, especialmente o Evangelho, mostra-nos a origem humana de Jesus Cristo, a linhagem d’Ele a partir de Davi. Aquele que é filho de Davi é também filho de Abraão, Isaac e Jacó, porque Davi é filho deles também. A liturgia também nos mostra que Jesus é o prometido desde Abraão. Depois, na aliança que Deus fez com Davi, Ele disse que da casa deste surgiria o Chefe de todas as nações; isso nos mostra também o sentido messiânico do nascimento de Jesus.

Jesus é a santificação de todos aqueles que o antecederam

Quando escutamos esse Evangelho com tantos nomes difíceis, complicados e diferentes, ficamos a nos perguntar: “Por que tantos nomes para compreender que Jesus é tão humano como qualquer um de nós?”. Ele teve pai, mãe, avô, avó, bisavô e bisavó; teve terceira, quarta, quinta, tantas gerações que o precederam. Ele é a continuidade, mais do que isso, é a santificação de todos aqueles que o antecederam.

Ele santifica Sua árvore genealógica, e como é importante reconhecê-la!, porque, se no meio d’Ele há pessoas santas e virtuosas, há também adúlteros, prostitutas e pecadores. Jesus não se importou nem renegou Seu passado e Sua história. Isso nos leva também a querer assumir o que somos e de onde viemos; assumir a nossa história, nossos antepassados, assumir que, muitas vezes, não viemos de uma linhagem ou de uma descendência tão santa e importante.

Assumamos a nossa história, os nossos antepassados

Às vezes, as pessoas gostam de dizer: ‘Eu sou da família tal!’. Pode ser que a família “tal” seja bem vista ou não tanto. Isso não importa. O que importa é que temos de santificar, dar o ar da graça e da salvação para nossa família, para nossa linhagem e para a descendência de onde viemos.

Ninguém precisa se envergonhar de seu passado nem de seus antepassados, mas o que devemos é fazer com que a graça que recebemos santifique a nossa história e a nossa vida.

Conheça melhor de onde você veio, conheça sua história e seus antepassados, isso vai ajudá-lo a se conhecer bem melhor, saber bem mais de você! Mas nunca fique preso às coisas negativas da história, deixe que em cada uma delas a graça de Deus toque.

Assim como Jesus santificou a Sua história, que Ele santifique, cure e liberte a história de cada um de nós! Deus abençoe você!

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.