Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 4,13-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.

21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 117,1-21)

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!” O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

Evangelho (Mc 16,9-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando.11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Corrijamos a nossa falta de fé

 “Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado” (Marcos 16,14).

Deixemos Jesus nos repreender, corrigir-nos por causa da nossa falta de fé e da nossa dureza de coração. Estamos com a fé aniquilada, incrédula e, praticamente, estamos como pessoas sem fé: acreditamos, mas duvidamos; confiamos, mas não confiamos.

Não damos crédito ao que Jesus nos fala. Se Ele disse que cuida de nós, permitamos que Ele cuide de nós. Se Ele disse que está vivo no meio de nós, encontremo-nos com Ele vivo e ressuscitado.

Não podemos viver da incredulidade, não podemos deixar que o desespero, o medo, a inquietação e a ansiedade tomem conta do nosso coração, por todo esse movimento da sociedade.

Somos homens e mulheres de fé. Estejamos em pé, e que não estejamos, simplesmente, sucumbindo a alma e o coração por tudo aquilo que arranca a nossa fé e endurece o nosso coração. Precisamos anunciar a toda criatura, a todo homem e a toda mulher, que Jesus está vivo e que Ele é o Senhor.

Deixemos Jesus nos repreender, corrigir-nos por causa da nossa falta de fé e da nossa dureza de coração

Há muitos profetas da desgraça no meio de nós que anunciam tragédias, tristezas, medo, pavor, pânico e horror. Não é para fecharmos os olhos para a realidade, muito pelo contrário, precisamos obedecer às orientações que nos são dadas por todas as autoridades. É a forma, inclusive, de sermos obedientes a Deus.

Obedecer sim; entregar a alma ao pavor e ao pânico, jamais! Cumprir normas, obrigações e tudo o que nos está sendo pedido, temos que fazer e dar exemplo, mas entregar a alma ao pânico, ao pavor e agitar os outros, não.

Com quem você falar – por meio de suas redes, das suas ligações –, que seja para anunciar a esperança, a fé, para proclamar para este mundo que Jesus está no meio de nós, que Ele é o nosso alento, o nosso socorro, a nossa paz. Voltemos para Ele de todo o nosso coração!

Não sejamos os profetas do terror, os mensageiros da desgraça. Em nome do Senhor, Cristo vivo e ressuscitado, proclamemos a todos que Jesus está no meio de nós. Não anunciemos só com palavras, anunciemos com a vida. Saiamos do “túmulo” em que nos encontramos e tomemos um novo alento, novo gosto, novo sabor de viver que não vem dos homens, que não vem do que está nos faltando, humanamente falando, mas que vem do nosso encontro pessoal com Jesus a cada dia da nossa vida.

Animemo-nos, levantemo-nos de todo e qualquer espírito de desânimo que tem assolado a nossa alma e o nosso coração. Vamos para os pés de Jesus, adoremos o Senhor no cantinho da nossa casa, onde quer que possamos O adorar, mas não podemos, de forma nenhuma, ser tomados pelos desalentos da vida.

Saiamos daquilo que está nos aniquilando. Não podemos prender a nossa alma no desespero. Prendamos a nossa alma n’Aquele que é o Senhor da nossa vida e a razão do nosso viver.

Deus abençoe você!         

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.