Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 4,10-17b)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso Reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso Reino esplendoroso. O vosso Reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (Lc 10,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ninguém pode ser Igreja sozinho

Todos somos chamados a ser discípulos do Senhor. Ninguém pode ser Igreja sozinho, ninguém pode ser discípulo de Jesus por conta própria.

“O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lucas 10, 1).

A Igreja nos dá hoje a graça de celebrarmos o evangelista São Lucas, aquele que escreveu o Evangelho com seu nome e também o livro Atos dos Apóstolos. Lucas, como evangelista, era também um discípulo de Jesus. Quando lemos o Evangelho de São Lucas e o Atos dos Apóstolos sentimos arder dentro de nós um verdadeiro convite para fazermos parte da escola de Jesus, para aprender com Ele o modo de viver a vida; viver a vida em Deus e com Ele.

Nós somos chamados a ser também discípulos do Senhor e a aprender com Ele. E quem aprende ensina; aquilo que aprendemos do Senhor nós devemos também ensinar para os outros! Quem recebe Deus, no seu coração, O leva também para os outros, se torna portador da mensagem e da presença d’Ele.

O discípulo aprendiz, aquele que está aprendendo na escola do Mestre, é também chamado a ser apóstolo, a levar o Reino de Deus e a anunciar a mensagem do Evangelho. Por isso, no discipulado, nós também somos enviados para pregar, anunciar e proclamar o Reino de Deus.

No entanto, há duas coisas importantes quando o Senhor envia Seus discípulos. A primeira coisa é: Ele não os envia sozinhos, ninguém vai sozinho anunciar o Reino de Deus! O Senhor enviou dois a dois, depois em grupos e assim por diante. Ninguém pode ser Igreja sozinho, ninguém pode ser discípulo de Jesus por conta própria. É preciso estar inserido na comunidade, é preciso fazer parte da comunidade de fiéis, porque o Senhor nos ensina quando estamos juntos, Ele formou uma escola para Seus alunos e o fez não de forma individual, mas coletiva.

Por essa razão, somos chamados a romper com toda a tentação do isolamento, porque não podemos negar que isso é uma tentação dos tempos modernos e da sociedade em que vivemos. Vivemos isolados para pensar do nosso jeito, da nossa forma. Não deve ser assim, pois somos chamados, mas precisamos estar em comunidade!

A segunda coisa é: o discípulo não é enviado para as facilidades da vida, mas é enviado para o meio dos lobos. Nós vamos anunciar o Evangelho em uma sociedade pagã, cruel e indiferente a Deus, que, muitas vezes, vai até nos ferir e nos machucar, mas não podemos nos tornar lobos também. Precisamos manter a mansidão do Cordeiro, que é enviado para o meio dos lobos para os evangelizar e para pregar a Palavra a eles.

Por isso anunciar o Evangelho, para a Igreja, nunca foi fácil e nunca o será! As dificuldades, as tentações, as provações e tudo aquilo por que passamos é para viver uma vida em Deus e para anunciar o nome d’Ele, o Senhor mesmo nos alerta sobre tudo isso, nos prepara e nos envia! É nessa messe, é neste campo que nós precisamos anunciar o amor de Deus, que nos converte e nos convence a cada dia.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.