Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 4,10-17b)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (Lc 10,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Espírito de Deus transforma o nosso coração

Que o Espírito de Deus esteja nos impulsionando a sermos bons evangelizadores e a cuidarmos dos corações

“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’” (Lucas 10,3-5).

Hoje, temos a graça de celebrar o evangelista São Lucas. Que bênção e que ternura ele significa para a nossa vida!

São Lucas, homem de Deus, foi um médico movido pela graça de Deus. Dedicou a sua profissão não só para cuidar do corpo das pessoas e das suas necessidades corporais; ele dedicou a sua união com Deus para cuidar do espírito e da alma, de onde provém a verdadeira saúde para todos nós.

O evangelista São Lucas nos deixou o Evangelho, onde tem o selo do Espírito. Ele foi movido pelo Espírito Santo e, na intimidade com o Paráclito, ele nos escreveu não só o Evangelho de Lucas, o qual conhecemos, mas toda a sua obra que se estende pelos Atos dos Apóstolos ou os Atos do Espírito Santo.

Um homem e uma mulher que tenham o Espírito, levam a vida no Espírito naquilo que fazem, escrevem, falam e realizam. Por isso, o Evangelho está nos dizendo justamente isso no dia de hoje.

Somos enviados como ovelhas para o meio dos lobos e precisamos da medicina divina, do cuidado divino, do espírito divino em nós, naquilo que fazemos e no que realizamos. Para que, realmente, levemos a graça de Deus naquilo que praticamos.

São Lucas nos ensina, no dia de hoje, que precisamos ir para o meio do povo e não precisamos temer aqueles que creem e os que não creem, não temer os que pensam diferente de nós.

Levemos o bom odor de Cristo; levemos o Cristo em nós; levemos o Cristo que irradia de nós,;levemos o Espírito da paz que transforma, reconcilia, faz nova todas as coisas e transforma os corações.

Que o Espírito de Deus esteja nos impulsionando a sermos bons evangelizadores; que esteja nos impulsionando a cuidarmos dos corações; e que comecemos pelo nosso, pois é onde o Espírito renova e faz nova todas as coisas. Que, também, levemos o bom odor de Cristo para o coração dos homens.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.